O gato fantasma, crônica de Yvonne Miller

 por Yvonne Miller__


Fotografia: Nacho Rochon


.

Acordo não sei por quê. Lá fora ainda está escuro. Se bem que nunca está realmente escuro; para isso teria que ter um apagão bem grande, daqui do Meireles até o porto do Mucuripe. Quero nem saber quanto de impostos vai embora nas contas de luz do porto. Mas não acordei por isso. Talvez tenha sido pelo gato. Ele acostuma dormir ao meu pé e de vez em quando acha graça, no meio da noite, pular em cima da minha perna e fingir que está lutando com uma cobra. Mas desta vez também não foi isso. Ouço um barulho vindo da sala.

.

Tranquei a porta do apartamento? Sem me mexer espio para fora do quarto. Na penumbra da sala, sombras e mais sombras. Distingo a estante de livros, o balcão da cozinha, a mesa de madeira com a samambaia. As folhas se mexem levemente na brisa da madrugada. Tudo está em silêncio. Já começo a desconfiar que não ouvi barulho nenhum. Coisa da minha cabeça, essa mania de ficar inventando histórias. Com certeza não foi nada. E agora me lembro: tranquei a porta sim. Coloquei a ração do gato, bebi um copo d’água e, caminho ao quarto, tranquei a porta. Pronto. Tranquilizada, fecho os olhos.

.

E aí o ouço de novo. Mais alto do que da primeira vez. Um arrepio frio sobe pelas minhas costas. Não há dúvidas. O barulho vem da cozinha. Um som metálico, como quando o gato não quer aceitar que a ração acabou e continua passando a língua áspera pelo fundo do pratinho em busca de mais um pedacinho de carne, mais um restinho de molho, e assim vai empurrando a tigela pelo chão da cozinha. Só que o gato não está na cozinha.

.

Erguido ao lado dos meus pés, petrificado e com o rabinho arrepiado, os olhos arregalados, fita o balcão da copa, de onde emergem os barulhos estranhos. Nem ele nem eu temos coragem de sair da cama, e agradeço mentalmente à prefeitura e à administração do porto pelo impecável funcionamento dos postes de luz. Afinal, quem paga essas contas sou eu. Só espero que não haja um apagão!





Yvonne Miller nasceu na cidade de Berlim em 1985, mas mora, namora e se demora no Nordeste do Brasil desde 2017. Escreve contos, crônicas e literatura infantil em alemão, espanhol e português. Tem textos publicados em coletâneas, como Paginário (Aliás Editora, 2018), A Banalidade do Mal (Mirada, 2020), Histórias de uma quarentena (Holodeck Editora, 2021). É cronista do coletivo sócio-literário @bora_cronicar, do blog Escritor Brasileiro e assina a coluna “Isso dá uma crônica” do ColetiveArts. Além de ficcionista é autora e redatora de livros escolares. Instagram: @yvonnemiller_escritora