A minha escrita é a marca dos meus encontros literários | Tito Leite

  

por Taciana Oliveira__





Autor dos livros de poemas “Digitais do Caos (Edith, 2016) e “Aurora de Cedro” (7 Letras, 2019), o cearense Tito Leite publica o seu primeiro romance, "Dilúvio das Almas" (Todavia,2022): Queria escrever um livro próximo do sertão tal como ele é, mas sem nenhuma pretensão de fundamentação, até porque o sertão é como o manto de Penélope, um tecido sem fim. 


Segue abaixo entrevista com o escritor.

 

1 – Como você definiria Dilúvio das Almas, o teu romance de estreia?


Em Dilúvio das Almas, encontramos Leonardo, um andarilho em busca de ser pleno de si mesmo. Mas como sabemos, um homem livre é sempre uma ameaça, e, na brutalidade do cotidiano, encontra ventos contrários, que nem sempre é capaz de domar. Nessa direção, defino como uma história que trabalha com a fealdade do real, e, ao mesmo tempo, uma narrativa contra tudo o que oprime e diminui a vida, revelando o quanto pensar e agir diferente incomoda.


2 – Em que aspectos a sua vivência como homem nordestino ajudou na composição do perfil de Leonardo, personagem principal da obra?


Sou do sertão do semiárido do Cariri, CE. Conheço bem as regiões mencionadas no livro, de modo especial, os tabus e preconceitos. Pensei nos costumes e atitudes que incomodaria um homem que busca a liberdade pela liberdade. Nessa direção, algumas temáticas do livro eram também questões que me atravessava. O que exigiu maior atenção no processo de criação do personagem, especialmente, para não colocar na boca dele as minhas palavras. Além disso, conhecer a culinária, saber o que é um sol escaldante queimando a pele do nariz, assim como, saber onde as raposas dormem, gera segurança para trabalhar o personagem e a ambientação em que se passa a narrativa.

 

3 - O que você destacaria do processo de desenvolvimento do romance? Como nasce Dilúvio das Almas?


Pensei num livro que diz muito com pouco, a ideia era escrever uma narrativa compacta, sem excesso, tirando toda gordura do texto. O livro nasceu da minha vontade de escrever algo sobre o sertão, coisa que nunca fiz nos meus livros de poesia. Queria escrever um livro próximo do sertão tal como ele é, mas sem nenhuma pretensão de fundamentação, até porque o sertão é como o manto de Penélope, um tecido sem fim.

 

4 – Em Dilúvio das Almas filosofia e lirismo permeiam uma narrativa realista, que por vezes alude a universos literários distintos como de Jack Kerouac a Graciliano Ramos e Raduan Nassar. Você buscou alguma referência para te ajudar na laboração do teu romance?


Eu sempre digo que a minha escrita é a marca dos meus encontros literários. Não há uma referência, mas alguns ecos desses encontros. Li bastante o Kerouac, sou um apaixonado pela obra “Lavoura Arcaica” e um entusiasta das narrativas do William Faulkner (meu autor de cabeceira). Acho bastante interessante a obra de Selva Almada, uma narrativa enxuta. Todos esses autores e outros foram de grande importância. Além disso, li vários livros sobre técnica de escrita e fiz oficina com Raimundo Carrero.


5 – Quanto tempo de formatação até chegar na versão final da obra? Você utiliza algum método? Tem uma rotina de trabalho?


Eu não tenho uma rotina de trabalho ou método. Na verdade, o que faço é escrever e conhecer novos autores. Gosto de ficar à espreita de ideias ou imagens que abram clarões no texto, muitas vezes, surge um aceno quando estou na salmodia do ofício ou desempenhando um trabalho. O processo de escrita não foi demorado, apenas 7 meses. Quando comecei a escrever estava no momento crítico da pandemia e eu passava o tempo todo burilando na narrativa.


6 –Para o escritor Milton Hatoum fazer literatura é praticar a resistência: “escrever um romance hoje é quase um ato de loucura". Qual o papel do escritor diante da desumanização que nos cerca atualmente? Como você se ver dentro desse cenário?


Gosto bastante da filosofia de Herbert Marcuse, estudando esse autor, descobri o poder subversivo da arte e sua vocação para transfigurar a realidade. Acredito que o papel do escritor é semelhante ao dos filósofos, colocar o mundo em questão. Pensar além da caverna. Nessa seara, sempre busco colocar as angústias e questões de nosso tempo, de modo especial, trabalhar com a fealdade do real. O interessante é criar linhas de fugar e de resistência contra todas as forças reativas que diminui a vida. Em Dilúvio das Almas, há um questionamento aos nossos modelos éticos, de modo especial, a existência de toda moralidade superficial, construída ao longo dos anos. Uma moral como adestramento, ainda presente nos costumes patriarcais.

 




Tito Leite
nasceu em Aurora (CE), em 1980. É poeta e monge beneditino, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autor dos livros de poemas DIGITAIS DO CAOS (2016) e AURORA DE CEDRO (2019). DILÚVIO DAS ALMAS é seu primeiro romance.

 







Taciana Oliveira – Editora das revistas Laudelinas e Mirada e do Selo Editorial Mirada. Cineasta e comunicóloga.  Na vitrolinha não cansa de ouvir os versos de Patti Smith: I'm dancing barefoot heading for a spin. Some strange music draws me in…