Person | Marina Person

 por Taciana Oliveira__





Person (2007), documentário dirigido por Marina Person (sim, aquela VJ dos tempos áureos da saudosa MTV Brasil), é um dos títulos lançados recentemente pela plataforma de streaming Filme Filme. Marina, filha de Sérgio Person, constrói um perfil através de imagens em super 8, depoimentos de amigos e familiares e de trechos de algumas das produções cinematográficas dirigidas pelo cineasta paulista. Em uma jornada intimista, pai e filha se reencontram. Marina se reconecta à figura paterna ao também dialogar com suas parcas memórias da infância e com os testemunhos da sua mãe e da sua irmã.

Em entrevista a Folha de São Paulo na época do lançamento da produção, Marina destacava: “Eu queria fazer um filme pessoal, uma viagem minha de descobrimento, de procurar saber mais quem era meu pai e, ao mesmo tempo, um processo de desconstrução de um mito. (…) Como não tive a convivência com ele, só sabia os grandes acontecimentos, os grandes feitos. Cresci ouvindo histórias sensacionais. Tentei raspar um pouco desse verniz e descobrir algo além da exaltação.”


Morto prematuramente aos 40 anos, Person é dono de duas obras-primas da cinematografia brasileira: São Paulo S.A. (1965) e O Caso dos Irmãos Naves (1967). Assistir Person é não apenas  uma oportunidade de conhecer a vida pessoal do artista, mas de entender seu processo criativo. Uma obra, que pela sua opção narrativa, parece em determinadas sequências um baú de revelações para uma nova geração de estudantes de cinema e cineastas. Salve, Person! Salve o cinema brasileiro.





Marina Person
, é atriz, cineasta e apresentadora. Foi Vj da MTV Brasil entre 1995 e 2011. Trabalhou na TV Cultura e no Canal Brasil

.








Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.