Culpa é o fio condutor na estreia de Caco Ishak como contista

 por Divulgação___

 


Após seis anos longe das prateleiras, ao menos em carreira solo, o jornalista e escritor Caco Ishak está de volta com o livro de contos Culpa. Projeto selecionado pelo Edital de Livro e Leitura – Lei Aldir Blanc Pará, trata-se da quarta publicação de Ishak, sua estreia como contista – e independente.


Com orelha de Fernanda D’Umbra e apresentações de André Sant’Anna e Bibiana Leme, capa com arte do paraense Tiago Trindade sobre ilustração do  santista Kael Kasabian, o livro traz nove contos, nove histórias de temáticas  diversas que compartilham um mesmo fio condutor: a culpa. Nas acepções psicológica, social e/ou jurídica.


A carta de um clandestino político a sua camarada, à esquerda em geral; a tragédia de uma brasileira trancada no apartamento com sua avó morta pela Covid-19 em tempos de quarentena; as memórias de um palestino sobre os crimes de guerra praticados por Israel; um indígena torturado por um fazendeiro e seus capatazes por causa de um bucho de boi; a alienação parental contra um pai que se assumiu homossexual após o divórcio; uma menina de rua engravidada por um padre; a vingança de uma gangue do Jurunas contra um jornalista chapa-branca; uma vida impune de acidentes no trânsito causados por um playboy; um publicitário machista e abusivo que decide agenciar mártires da sociedade. Gatilhos por todos os lados.


Personagens de um cotidiano bélico, doloso em sua falta, que teima em não ser esquecido pois simplesmente não há perdão possível. A mensagem é clara:  somos todos culpados. Para ficar nas palavras de José Saramago: “Tanto é o que precisamos de lançar culpas a algo distante quando o que nos faltou foi a coragem de encarar o que estava na nossa frente.”


Devido à pandemia, não haverá lançamento presencial do livro. Com tiragem limitada, a pré-venda, que será realizada no site culpa.cc, começa no dia 21 de abril e segue até o dia 27 de maio, quando Ishak completa 40 anos de idade, celebrados com uma live de lançamento cujos convidados surpresa, local e horaserão divulgados nas mídias sociais do autor – as poucas que ainda restam.


Contato: cacoishak@gmail.com 


Para comprar: clica aqui






Caco Ishak nasceu em 1981, na cidade de Goiânia, embora tenha sido criado em Belém. Mora em Salinas, litoral do Pará, desde 2019.  Escritor, jornalista e tradutor literário, teve textos publicados em veículos como Le Monde Diplomatique, Rolling Stone, Instituto Moreira Salles, entre outros. Mestre em Epistemologia da Comunicação pela ECA/USP, é autor das compilações de poesia “Dos versos fandangos” (2006) e “Não precisa dizer eu também” (2013), publicadas pela editora 7Letras, e do romance “Eu, cowboy” (2015), publicado pela editora Oito e Meio, além de ter participado como autor convidado de uma dezena de antologias de contos e poesia no Brasil e no exterior. Ainda em 2021, será lançada a coletânea “Bonde cuspindo gente: 400 e poucos anos de prosa”, por ele organizada, reunindo 42 novos escritores paraenses.