por Valdocir Trevisan__
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Hein?
Catábase? O que é isso? O que significa?
Segundo
a filósofa Márcia Tiburi esse termo é usado na literatura para lembrar descidas
aos infernos, além de se referir à outras "caídas".
Márcia
fala em humilhação como exemplo de catábase, uma vez que humilhar lembra uma
descida ao inferno. É quando o humilhado perde sua voz e dignidade, lembrando a
teoria da Comunicação Espiral do Silêncio, uma teoria onde o opressor
"obriga" o oponente a ficar quieto, mudo.
Como uma catábase silenciosa.
Como as velhas artimanhas da indústria cultural que prendem nossas liberdades e emancipações quando a humilhação restringe nosso cotidiano impondo limites naqueles "tocados ou que serão violados, pois estão na mira", acrescenta Tiburi. E por incrível que pareça, a humilhação está inserida nas famílias, escolas, nas "instituições" de Foucault, e diante tais relações, a catábase revela seu ponto nefasto, trabalhando como controle.
Controlando
os passos humanos que devem seguir as normas, caso contrário...catábase...tipo
assim, controlando minha maluquez....
Para
não cair, devemos andar no passo certo seguindo as normas ditadas? Deveria
responder sim, só que não, ora, é isso que estou querendo dizer, não quero cair
em tentação muito menos em catábase. Porém, temos que ter conhecimento de sua
existência, não é mesmo? Pois somente assim poderei ter controle de minha vida,
e decidir o que é o certo ou o errado. Eu e somente eu. Claro, com coerência.
Para evitar humilhações, o discernimento é fundamental, simples. E nesses entremeios, surge a relação da catábase com a resiliência, palavra da moda, vigente e ativa. Se caímos, rogamos à resiliência. E se tudo está correndo bem, ótimo, vamos prosseguir companheiro. Porém, estamos passando uma pandemia desgraçada, vivemos um (des)governo que mais parece um hospício, vivemos com crises econômicas, vivemos, vivemos e...sobrevivemos...
A catábase vem, mas a resiliência também. As
leis da vida estão aí e apesar "deles", amanhã será outro dia.
Os
paradigmas e conceitos mudam e mesmo com cotidianos líquidos (Bauman), e uma
identidade pós-moderna em crise (Stuart Hall), o rei sol vai entrar em nossas
casas com sua beleza magnânima. E quando nossas estruturas pedem socorro,
forças desconhecidas surgem dos subsolos. Crescemos e amadurecemos à força,
literalmente.
Quando
matamos nossos pais (no sentido figurado), estamos assumindo responsabilidades.
Interessante
perceber que o conceito catábase ainda não circulou nos milhares de livros de
auto-ajuda. Realmente curioso. E catábase não significa catar bases existenciais
ou mesmo na nossa linguagem, pois somos humilhados com a imposição dos
vocábulos de outros idiomas como: center, tower, etc.
Que
orgulho do Policarpo Quaresma que desejava um hino nacional em tupi-guarani. As
cenas com o recém falecido ator Paulo José permanecem em minha mente como
refúgio das identidades latinas.
São
violências culturais originárias desde a nossa descoberta no século XVI, onde
"vivemos desde então, o paradoxo de sermos definidos por palavras que não
nos representam", acrescenta Márcia Tiburi. Quase um caos em nossa
identidade onde a liquidez nos deixa à deriva. E a catábase nos leva aos
quintos dos infernos dos imperialismos e opressões. Como a Revolução
Industrial, sim, a Revolução do "Progresso" que massacrou a massa
trabalhadora. Deixo como exemplo para
leitura “Germinal”, de Émile Zola, um drama humano.
Também
me vem à cabeça o "divertsement" de Pascal: para fugir de nossos
sofrimentos buscamos alegrias com alegorias. Fugas como jogos e vícios para "afastar" nossas misérias humanas. Para amenizar nossas descidas ao inferno,
apelamos a famosa resiliência com doses de fé como se fôssemos Jó.
A
"Queda" de Camus é referência para outras descidas de ladeiras. No
romance o narrador, Jean-Batist Clemenc, se se isola ao presenciar, e não fazer
nada para impedir, um suicídio no Rio Sena. Clemence sofre com sua culpa,
escutando o grito do suicida como uma verdadeira...catábase.
Clemence espera um milagre quando diz: "ó jovem, atira-se de novo no rio, para que eu possa salvar sua vida..."
Infelizmente, muitas situações de nossas vidas não oferecem uma segunda oportunidade.
A catábase está à espreita esperando
nossos erros. Pelo menos na literatura.
Ou não...
Valdocir Trevisan é gaúcho, gremista e jornalista. Escreve no blog Violências Culturais. Para acessar: clica aqui
por Taciana Oliveira__
Fotografia de IssaK Alexandre KaRslian |
Olhou para o Sol
mas viu a noite dos dias
Olhou para a Lua
mas viu o eclipse das noites
O que lhe atravessava
chegava lhe quadriculado
desde a pequena infância
Quando se descobria ao lado
do marido era puro afã
por liberdade tomada à força
sob tiros opressores do talibã
O sol a lua os tiros ela-objeto
Era o que ela era- Era após Era
uma menina uma mulher afegã
Assim acordava
Assim dormia
Coberta por telas
em seu jazigo
Na esperança
de um outro amanhã
de aquarelas para ela
mãe irmã amigas e
seus muitos filhos.
*poesia selecionada para a
coletânea “Por elas”. Do Mulherio das Letras para as mulheres afegãs 2021
Via Láctea
Pisaram em nosso jardim
Queimaram
Derrubaram
A centenária araucária
A jojoba a aroeira o jasmim
O desrespeito com as
gentes
A fome volta dando lugar ao pasto- capim
Aqui. Ali. Por
imensos canteiros brasis.
Povos ancestrais lutam contra o fogo
Pré posto ao som do choroso sabiá laranjeira
Pisaram a mata arrancaram flores
Sob a força das armas de festim
A procura é por ouro o porco dinheiro
Enquanto o aroma do sândalo e da cidreira
Cedem sua vez dando lugar ao chumbo e ao carbono.
O prato principal sobre a mesa de madeira
É a morte ceifadora ao
céu de Marte na via
Crucis orquestrada pelo capital: a.p.o.r.t.e.
Só a via Láctea vê que a Terra incandescera...
*selecionado pelo concurso Vivara novos poetas, 2020
Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.