Em que Espelho ficou Perdida a minha Face | Gisele Carvallo

 

por Taciana Oliveira___

 

Inspirada no poema "Retrato", de Cecília Meireles, a fotógrafa Gisele Carvallo produziu o ensaio fotográfico “Em que Espelho ficou Perdida a minha Face”.  Na seção Fotogramas desta edição, Gisele nos convida a conhecer o seu mais recente trabalho:

Nossa vida é feita de momentos. Momentos efêmeros como o semáforo que oscila rapidamente entre as três cores. Como o caminho da queda do chuvisco. Um piscar de olhos... e passou. Às vezes gostaríamos que os momentos fossem eternos. Mas não são. Outras vezes, no meio da dor, queremos que os momentos voem. E é assim, tudo passa. Tudo segue seu curso nesse caminho que é a vida.

Somos efêmeros. Somos apenas momentos. Somos um sopro.

Aliás, não somos. Estamos.

Foi nisso que me inspirei para fazer este trabalho. Eu adoro vivenciar a fotografia artística, a fotografia narrativa, essa fotografia que mexe com todos os sentidos. O ato de criação é uma experiência renovadora, às vezes dolorosa, que sai do âmago do ser.

O nome deste projeto é "Em que Espelho ficou Perdida a minha Face"? A série fotográfica foi inspirada no poema "Retrato", de Cecília Meireles:

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

A modelo e atriz que me acompanhou nessa jornada foi a querida LaneLunaLuz Cardoso. Uma interpretação maravilhosa! Ela entrou em corpo e alma nesse projeto. O encarregado da maquiagem foi Gera Sales e a fotógrafa Eliza Alburquerque me auxiliou em tudo no dia das fotos.


A papoula, símbolo dos sonhos, está presente em quase todas as fotos. Exatamente como o símbolo de tesouros que nos acompanham durante a nossa vida. Ora os temos conosco, ora os perdemos, ora os reencontramos.

Escolhi essa trilha sonora: Only Time, de Enya, porque ela é exatamente uma ode ao tempo.

O que se foi. O que detemos. O que virá. Momentos.





























Gisele Carvallo - É uma fotógrafa e poeta venezuelana que mora no Brasil há 13 anos. Pernambucana de coração, além de fotógrafa, ela é formada em letras, tradução e pós-graduanda em fotografia. Encontrou na fotografia a sua paixão e entrelaçou-a com seu amor pela poesia. É professora de fotografia e fotógrafa de rua, paisagem e natureza. Participou das exposições "Um Olhar sobre a Minha Terra", 2017; "Pernambuco, Um Olhar Particular", 2017; participou como organizadora, curadora e expositora da Amostra Fotográfica “Retalhos de Luz: Encantos de Amaraji” para a prefeitura de Amaraji, PE, em 2019; foi participante da exposição individual "Do Caos à Coragem" no Manifesto Sinspire do Planeta, 2019; foi organizadora, curadora e participante da exposição “(Em)quadrados: Olhares em Quarentena”, 2020. A fotógrafa também teve quatro fotografias premiadas pela revista National Geographic do Brasil.