BUDEGAS, mais que vendinhas, elos! por Leo Silva

por Taciana Oliveira__


BUDEGAS, mais que vendinhas, elos! é uma exposição promovida por nove artistas cearenses. Ela dialoga com a memória e geografia afetiva da periferia, revelando sons, imagens e palavras desse cotidiano periférico.
Gustavo Costa, um dos artistas, explica: A Budega cearense é espaço de “manutenção da nossa vida". Nas seções Fotogramas e Corredor de Criação iremos apresentar uma série com algumas das obras expostas no Carnaúba Cultural. A nossa quinta publicação apresenta o trabalho do fotógrafo Leo Silva.

Dona Rosa/ Fotografia: Leo Silva


Seu Damião/ Fotografia: Leo Silva




*A Bodega do Carlinhos quem comanda é a Dona Rosa, moradora há 25 anos na comunidade do Santa Filomena. A bodega nasce após seu marido sair do emprego e com o dinheiro que recebe transforma a frente da sua casa na Bodega do Seu Carlinhos, mas muito chamam também de Bar da Rosa.

Bodega Damião - Damião Rodrigues, chega em 1994 na Comunidade do Santa Filomena, onde no tempo ainda era lama, as casas feitas de barro. É um dos veteranos na comunidade, criou sua família através de sua bodega, que existe até hoje. Já teve outros imóveis, acabou perdendo no tempo. Fez 68 anos no mês de dezembro. Ele é umas das pessoas que ajudou a construir a comunidade com a sua trajetória.
Entre o som ambiente, os diálogos que ecoa nos fones, no vídeo que transmite a seriedade e a serenidade de Dona Rosa e Damião, no texto que narra a imagem, nas fotografias que trazem Narrativa sobre aquele local/espaço e pessoas.
Estou feliz com esse processo. A ideia que eu pensava que não ia dar bom, deu. Me senti contemplado ao ver, e ao ver as outras pessoas vendo, movimentando aquele pequeno espaço onde estar ambientado.

*Texto de Leo Silva


Catálogo da Exposição

__________________________________________________________

Leo Silva é fotógrafo, escritor e morador da Comunidade do Santa Filomena desde que nasceu, já fez duas exposições referente a seus trajetos, Simples-Cidade Simplicidade que trás nas imagens boa parte das comunidades que compõe o Jangurussu, Meninos de Deus referente ao grupo de futebol da comunidade. Participou como co-autor através de suas fotografias do livro SARAL #2 com Talles Azigon, tens escritas publicadas no ebook Vozes do Jangu e no livro Poetas de Lugar Nenhum - Sarau da B1, e escritas publicadas em sites e blogs. Saral #2 é um livro de poesia e fotografia. O projeto é de Talles Azigon que é um grande poeta na cidade. A proposta do projeto é facilitar o acesso a poesia, e nesta segunda edição o livro Saral é composta pela as minhas fotografias.

_____________________________________________________________






Taciana Oliveira é mãe de JP, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.