Contemporâneas - Antologia Poética

por João Gomes__


Convidei a poeta mineira Adriane Garcia, em 2016, para uma seleção de vozes femininas da atual poesia brasileira. Com prontidão, ela selecionou 60 nomes das diversas regiões do país. Nomeamos esta publicação de Contemporâneas - Antologia Poética.

Na sua curadoria, Adriane revela o olhar e a qualidade técnica de uma mulher, que estabelece no seu ofício a necessidade de aplicar inclusão e respeito à pluralidade. Cada poeta foi então contemplada com a participação de um poema na antologia.

Como editor e responsável pela concepção visual do projeto, foi um desafio compor um conceito gráfico que valorizasse a potência e beleza dos textos. Por isso incluí na minha proposta algumas obras de Frida Kahlo, pintora mexicana, na capa e no miolo da edição.

Ana Martins Marques, Micheliny Verunschk, Líria Porto, Leila Mícolis e Ana Elisa Ribeiro são algumas das poetas que estão nessa “nave’ (jamais poetisa, que segundo Clarice Lispector: “Poetisa, por exemplo, ridiculariza a mulher-poeta.")

Na Apresentação, Adriane escreve: “Esta antologia traz uma pequeniníssima amostra de do que há neste tempo, escrito por elas. Outras amostras podem (e que venham!) se apresentadas. Esta tem a limitação da organizadora, mas buscou-se trazer Poetas que publicam atualmente, tanto em livro quanto em plataformas digitais, e que possuem um trabalho constante e preocupado com seu texto. É certo que várias poetas com trabalhos excelentes não estão no que sabemos pequeníssima amostra, havendo um limite de espaço físico e mesmo a falta daquilo sobre o que meus olhos infelizmente nunca se colocaram.”

Contemporâneas - Antologia Poética é de fato uma prova do quanto é possível abraçar a cultura, independente da falta de patrocínios ou projetos de incentivo. 









João Gomes (Recife, 1996) é poeta, escritor, editor criador da revista de literatura e publicadora Vida Secreta. Participou de antologias impressas e digitais, e mantém no prelo seu livro de poesia