FIZEMOS | A primeira antologia da Fazia Poesia

 por Heberton Baptistela __ 




O zeitgeist, isto é, o espírito de época que transpassa a todos nós em 2020 não tem sido dócil nem amável. Em verdade, esse sinal dos tempos tem sido rude, brusco, quase incivilizado... É um fato sabido de todos qual o andar da conjuntura política no Brasil e como caminha a salubridade humana no mundo, os autores aqui do Mirada, bem o sabem, vide a concentração de todos esses sentimentos expressados na antologia Banalidade do Mal. Talvez seja por causa de todo esse contexto que pessoas amantes de livros, leitura e arte de escrever tenham, neste final de segunda década do XXI, se sentido desmotivadas a acreditar no poder transformador da literatura. Compreendo-as, pois em parte me sinto assim também. As pessoas estão isoladas, sentindo-se sozinhas, muita gente não tem nem o que comer, e nessas horas mais sombrias nem mesmo o mais quente dos livros pode saciar o que em nós se manifesta como sede de calor humano e vontade de continuar vivendo.

Acredito que todos os circuitos literários, em maior ou menor medida, têm conversado e se indagado sobre questões como essas. Na FP não é diferente. A antologia FIZEMOS, primeiro livro inteiramente produzido e confeccionado pelo portal Fazia Poesia, nasce como uma tentativa de resposta a essas perguntas. Interrogações tais como: de qual maneira poderíamos aproximar as pessoas mesmo isoladas? Como motivar os autores a continuar escrevendo? De que modo incentivar a leitura, a união entre os autores, entre leitores? Dificuldades sobre COMO promover ações que possam unir os autores do circuito, incentivar a leitura e escrita e manter a Fazia Poesia viva fizeram com que nós, agitadores culturais da FP (acredito que seja o caso de qualquer agitador cultural, de qualquer circuito), fôssemos dormir pensativos, derramando interrogações sobre os travesseiros. E foi aí que o Alex Zani, editor-chefe da Fazia Poesia, nos trouxe essa ideia de organizarmos uma antologia online que funcionasse ao mesmo tempo como meio aproximador de pessoas, matéria de exercício para construção poética e oxigênio pelo qual a Fazia Poesia pudesse respirar e continuar sendo. Logo, eu, Ana Mendes (editora de comunicação) e Ana C Moura (editora de projetos), abraçamos a ideia.

A partir daí, era colocar mãos à obra, explicar aos autores a estrutura do projeto, pedir para que os autores da equipe interna da FP se reunissem em duplas definidas entre eles mesmos para que, assim duplificados, escrevessem um poema em conjunto. Então, foi a vez de esses autores darem um abraço na ideia proposta. Bem, abraçaram. E deu super certo, porque, se escrever um bom poema sozinho já é difícil, escrever um poema ao lado de outra pessoa é mais difícil ainda, mas, mais do que isso, é ainda se colocar no lugar da outra pessoa, com ela e para ela, é, sem dúvidas, aproximar-se e unir-se ao outro, é visitar o coração e abrir a porta do pensamento desse alguém com quem se compõe. Ao menos, foi assim que se deu essa experiência para mim, no entanto acredito que não fuja muito do pensamento dos outros autores quando conto um pouquinho sobre como foi o processo de colaboração que se deu entre os poetas da primeira antologia da FP.

Fizemos, assim, no pretérito perfeito, porque fizemos acontecer, porque nos tornamos mais próximos, porque exercitamos a criatividade e a escrita, porque estamos aqui incentivando a leitura, porque, assim juntos, demos luz a esse construto linguístico coletivo, sobretudo coletivo e polifônico, a antologia FIZEMOS


Clica aqui para acessar a antologia FIZEMOS

Clica aqui para adentrar no portal Fazia Poesia





EDITOR-CHEFE

Alex Zani


REVISÃO

Ana C Moura

Ana Mendes

Heberton Baptistela


DESIGN & DIAGRAMAÇÃO

Alex Zani


ILUSTRAÇÃO CAPA

Anthony Mazza


ILUSTRAÇÕES

Victoria Kubiaki

Bárbara Piazza

Geovana Morais

Baga Defente

Rodrigo Goldacker

Carlos Henri Gomes

Angelita Guesser

Debora Costa


POETAS

Aimê Stefany Alves da Fonseca

Alex Zani

Ana C Moura

Ana Raquel Mendes

André Eduardo de Paula Freitas

Angelita Guesser

Baga Defente

Bárbara Piazza dos Reis

Barbara Rufina de Sousa

Bruna Reis da Silva Modesto

Carlos Eduardo Fialho de Queiroz

Carlos Henri Gomes Filho

Debora Caroline da Costa

Denise Maliska Guimarães

Elder Malaquias dos Santos

Fabiano Guimarães Costa

Fábio Luís Gasparello Marcolino

Felipe Moreno

Fernanda Cardoso Charret

Gabriel Bernardo Machado da Silva

Gabriel Faria da Costa

Geovana De Morais Vieira

Heberton Baptistela

Hermes de Sousa Veras

Huggo Iora

Ísis Cunha Oliveira Barbosa

Izabel da Rosa

Jefferson Henrique de Souza

Jessica Mayara Wolfart

Jonas Ícaro do Nascimento Lemos

Jonedson Costa Rios

José Tadeu Gobbi

Joseildo Henrique da Conceição

Karina Sgarbi

Kauê Seoane Souza

Mara Vanessa Torres de Menezes Federico

Maria Eduarda Carvalho Seixas

Maria Juliana Souza de Lima

Marianna Perna

Raissa Pires Guimarães Marques

Rebeca Casal Leite

Ricardo Cunha Costa

Rodrigo Goldacker

Sofia Lagauche

Tayara Causanilhas

Tulio Henrique Gomes da Silva

Vantuir Bechmann Saldanha

Victória Kubiaki

Vinícius Massad Castro

Vitória Lima Colares



Heberton Baptistela
é editor geral no portal Fazia Poesia. Participou da Antologia Fizemos e da antologia Banalidade do Mal. Professor por paixão, poeta por obstinação e compositor por diversão. E se não pudesse se render a ideias melhores, já estaria morto.