O que é a vida de um fotógrafo senão uma vida através das lentes?

 

por Taciana Oliveira___


Retomando a nossa série de grandes nomes da fotografia, apresentamos nesta edição a narrativa visual da genial Annie Leibovitz, fotógrafa americana que imprimiu seu estilo ousado e intimista nas páginas das revistas Rolling Stone e Vanity Fair. No documentário Annie Leibovitz: A Vida Através das Lentes, dirigido por sua irmã Barbara Leibovitz, somos convidados a conhecer a evolução do processo artístico, detalhes da trajetória familiar e afetiva de um dos nomes mais representativos da história da fotografia contemporânea. O fazer fotográfico de Annie não apenas transitou no universo musical e na moda, mas também na denúncia dos conflitos armados e no cerco a Saravejo. Companheira de Susan Sontag, fotografou os instantes finais da escritora americana, a quem nomeou como responsável por colocar o seu trabalho em um novo patamar. Em um dos seus depoimentos para o documentário, Annie Leibovitz sentencia: O que é a vida de um fotógrafo senão uma vida através das lentes?

Bette Midler/Fotografia de Annie Leibovitz


Bruce Springsteen/Fotografia: Annie Leibovitz

Saravejo/ Fotografia: Annie Leibovitz


Rolling Stones/ Fotografia: Annie Leibovitz


Yoko Ono e John Lennon/ Fotografia:  Annie Leibovitz


 





Annie Leibovitz
- fotógrafa americana, trabalhou na revistas Rolling Stone e Vanity Fair. Publicou seis livros de fotografia e ganhou Prêmio Princesa das Astúrias de Comunicações e Humanidades. Para saber mais: clica aqui

 







Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.