Ninguém pode com Nara Leão, Tom Cardoso

 por Taciana Oliveira___




O cineasta baiano Glauber Rocha estava certo quando decretou: Ninguém pode com Nara Leão. Personagem da brilhante biografia escrita pelo jornalista Tom Cardoso, a artista não aceitava rótulos, não se permitia trilhar caminhos que não fossem definidos por suas convicções. Nara era bossa nova, tropicália, samba e rock and roll...  Uma mulher coerente com seu tempo e que jamais se curvou as estratégias do mercado fonográfico ou aceitou a condição simplista de musa: ela desafiava a caretice e a soberba de quem insistia não respeitar uma garota de classe média sintonizada com a possibilidade da construção de um país diverso e democraticamente acessível.  No auge do regime militar em entrevista ao Diário de Notícias, não se poupou: os generais podiam entender de canhão e de metralhadora, mas não “pescavam” nada de política. Por que não aproveitar e extinguir o Exército?


Bombardeada por todos os lados precisou sair do país por temer pela própria vida. Casada na época com o diretor de cinema Cacá Diegues, experimentou o exílio na França. A narrativa precisa de Tom Cardoso possibilita ao leitor uma “viagem no tempo” a partir de uma linha cronológica recheada por histórias de lutas e afetos. O autor descortina a participação de Nara nos vários movimentos da MPB e a coloca como responsável pelo lançamento e resgate de figuras como Chico Buarque, Maria Bethânia, Zé Keti e Cartola. Por trás de toda aquela timidez pulsava uma voz corajosa que acolhia a liberdade como bandeira máxima da sua expressão.


Ninguém pode com Nara Leão, de Tom Cardoso (Editora Planeta) é mais um dos ricos projetos (Tom é responsável pelas biografias do jogador Sócrates e Sérgio Cabral) desenvolvidos pelo jornalista. Um convite honesto e necessário para ressignificar a trajetória de uma artista que partiu precocemente, mas permanece cada vez mais presente na história de seus fãs e da música popular brasileira.

 







Tom Cardoso é um jornalista, escritor e crítico musical brasileiro. Entre suas obras estão as biografias O Marechal da Vitória (sobre o empresário Paulo Machado de Carvalho), 75KG de músculos e fúria (sobre o jornalista Tarso de Castro), Se Não Fosse o Cabral (sobre o político Sérgio Cabral Filho) e Sócrates (sobre o jogador de futebol que dá título ao livro). Também escreveu o livro-reportagem O Cofre do Dr. Rui, sobre o assalto ao cofre de Adhemar de Barros, em 1969. Por este livro, ganhou o Prêmio Jabuti em 2012 na categoria "Reportagem". Em 2021, lançou a biografia da cantora Nara Leão ("Ninguém pode com Nara Leão"), pela Editora Planeta.










Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.