Horizonte Cinza de um Coração Azul, série documental

 

por Taciana Oliveira__

 



Horizonte Cinza de um Coração Azul, projeto Premiado no Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 2020, é uma a série documental composta por quatro episódios. A produção aborda o impacto da pandemia na rotina de quatro mulheres na cidade de São Paulo. Dirigida por Águeda Amaral, a série também se destaca pela presença de uma equipe de profissionais formada na sua maioria por mulheres que atuam no audiovisual e no circuito artístico.

A linha proposta para a narrativa do roteiro foi criada com a participação de nomes da cena literária brasileira. Escritoras e poetas emprestam trechos de suas obras para a apresentação de cada personagem. A poética de Márcia Sandy, Manoela Cracel, Lilia Guerra e Ezter Liu traduzem experiências emocionais vividas por Jô, Rita, Maria e Micaela, personagens principais desse universo. Artesãs da palavra e cronistas do seu tempo, elas reverberam força e resiliência em vozes femininas que enfrentaram o duro percurso do isolamento social.

 

Episódio 1


Transfobia é toda e qualquer forma de preconceito ou discriminação a pessoas transexuais. É não contemplar as diferenças e normalizar a desumanização. Segundos dados do portal de notícias Uol, o Brasil ocupa a liderança vergonhosa no ranking de países que mais matam pessoas trans no mundo. Pessoas trans são normalmente excluídas do seu núcleo familiar. A taxa de evasão escolar é alta em decorrência da exclusão e da intolerância. Os obstáculos no mercado de trabalho acontecem desde o recrutamento até um ambiente inclusivo.

Na pandemia a solidão e os desafios se multiplicaram no cotidiano da designer gráfica Jô Schmidt Freitas. As cores da liberdade brotam da sua coragem para enfrentar as dificuldades de uma mulher trans na cidade de São Paulo.




Episódio 2


Segundo dados relatados no artigoNúmero de enfermeiros mortos por Covid-19 no Brasil cai 71% após vacinação”, da revista Galileu, publicada em 04 de maio de 2021, desde o início da pandemia foram registradas 776 mortes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem ocasionadas pelo novo coronavírus.

Atuante no atendimento dos primeiros casos da COVID 19 na cidade de São Paulo, Rita, técnica em enfermagem, nos ensina o real significado da palavra humanidade. Mãe, amiga e filha, um combo que traduz a força feminina nas suas diversas formas de atuação.




Episódio 3


Dados apontam que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirmam ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No isolamento social Maria é exposta a uma rotina de violência física e psicológica. Sua história simboliza a rotina de milhares de mulheres no país.





Episódio 4


Quando a pandemia se instala no país, novas demandas são necessárias e o núcleo familiar sofre profundas alterações. Micaela nos revela percepções sobre o seu novo lar, o trabalho e a música. Com ela ressignificamos sonoridades, espaços, a importância de superar o caos e alimentar a esperança.






Águeda Amaral é diretora geral da Cabelo Duro Produções. Dirigiu "No Gargalo do Samba", vencedor brasileiro do prêmio internacional DOC TV LATINOAMERICA, exibido em 17 países da América Latina. Dirigiu: Na Cena do Samba - Noel Rosa, 2010, finalista na premiação da Revista BRAVO, Apuê, 2011 (Curta) na AIC - Academia Internacional de Cinema, Maria Maria, 2011 (Curta Metragem) – premiado em edital da TV Câmara e Música na Alma, 2013 -2014, sobre a música de rua Cubana, com filmagens em Cuba e São Paulo. É co-produtora do longa, Hestórias da Psicanálise – Leitores de Freud, Dir. Francisco Capoulade. É coprodutora do projeto A Descoberta do Mundo, um filme sobre Clarice Lispector, produtora executiva da FILAFRO - Filarmônica Afro Brasileira. Dirigiu a série documental Horizonte Cinza de um Coração Azul.

 






Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.