Tantas que aqui passaram, de Maria Luiza Machado

 

por Marcela Güther/Divulgação__

 





“Todas que aqui passaram”, terceira obra da poeta baiana Maria Luiza Machado, ganha versão digital; obra conta com edição de Jarid Arraes e posfácio de Monique Malcher

 

 

“Tantas que aqui passaram”, da escritora, poeta e editora baiana Maria Luiza Machado, ganhou versão e-book, marcando a estreia da Mormaço Editorial no mercado de livros digitais. O livro é composto por 29 poemas narrativos, fragmentos e cenas que fazem parte da história de diferentes mulheres em algum momento presentes na vida da autora. A obra tem edição da escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes, posfácio escrito pela escritora e antropóloga paraense Monique Malcher, finalista do prêmio Jabuti, e projeto gráfico assinado pela poeta e ilustradora Isabela Sancho.

 

 

Há 29 poemas em “Tantas que aqui passaram”, e cada um deles revela a história de uma mulher. “Toda mulher tem uma história que merece ser contada, nem que seja uma cena, um pequeno fragmento”, frisa Maria Luiza, evidenciando a pluralidade e singularidade de cada cena versada. “Ao mesmo tempo que revela a história de uma única mulher, muitas outras podem se identificar com o mesmo poema. Alguns temas podem parecer, em um primeiro olhar, banais, mas se houver um bom disparo para a escrita, são capazes de se transformar em poesia.”

 

 

Para Monique Malcher, Maria Luiza cria imagens do que é particular para nos falar do que é gigante, tais como a sobrecarga de uma mãe, o desejo ou não-desejo de maternidade, a solidão escolar, o não estar bem e dizer que sim, está tudo bem. “Ler Maria Luiza Machado me fez perceber que a solidão é construída e também coletiva, que estamos - e ao mesmo tempo não somos - sozinhas. [...] Quando lemos os poemas com nomes tantos, de mulheres que em algum momento conhecemos ou vamos conhecer, também assistimos episódios e sentimentos de nossa própria vida”, escreve no posfácio.

 

 

A autora comenta sobre a recepção do livro até agora. “O mais bonito é ler e ouvir sobre as identificações. A sensação é que tinha um objetivo maior, talvez não tão inconsciente, maior que apenas escrever e retratar sobre mulheres diferentes, ainda que comuns e em situações quase banais, foi alcançado. Ainda estou elaborando isto”, aponta a escritora. Para ela, ser lida e alcançar mais leitores é o mais importante. “Saber que meu livro também poderá ser acessado de forma mais simples e financeiramente mais em conta também foi sempre um objetivo.”

 

 

O e-book de “Tantas que aqui passaram” pode ser adquirido pelo site da Amazon clicando aqui: acesse

 




Maria Luiza Machado escreveu, “Algumas histórias sobre a falta” e organizou a antologia “Corpo que queima – Uma antologia de poetas baianas”, que conta com 41 poetas. Lançou pela Editora Penalux “Todos os Nós” e “Tantas que aqui passaram” pela Mormaço Editorial.