Antologia Poemas & Poetas indeléveis de 2021

 

por João Gomes__

 


O indelével escrito e reunido por quem pressente os mistérios da existência

Organizar antologia não é tarefa das mais fáceis. Esta que o leitor tem para leitura não surgiu com este objetivo, ser antologia, apenas uma série, diga-se, impecável. A liberdade de seu organizador, o poeta José Couto, dá aquele toque especial e único desta seleta. Aqui os poetas se conversam, se conhecem, estão reunidos no mesmo projeto literário, sobretudo pelo ofício do poema, por isso indeléveis, marcantes e relevantes.

 

Quando li um dos poetas da série, o Claudio Daniel, muito antes de ser publicado na revista Vida Secreta, fiquei tão encantado, que estava já para entrar em contato e decidi procurar o autor da série, que também tinha um nome curioso. O gaúcho José Couto se assegurou de sua capacidade de juntar tantos nomes realmente necessários, e eu quis me deter em sua seleção.

 

Como toda antologia, gostaríamos sempre de ver outros nomes, mas aí seriam nossos gostos pessoais. O Bandeira costumava dizer o seguinte: quem não quiser arrumar confusão, que não faça antologias. Com o Zé Couto não sentimos isso, porque a sua seleção não dá brechas para impropérios. Há realmente a poesia, e de uma qualidade espantosa, para concentrar a atenção.

 

Há o equilíbrio, tanto de autores e autoras, distribuídos de uma maneira única, marcante, com tantos estilos e "como quem pressente os mistérios", como lemos em Nil Kremer. E é Tito Leite quem escreve: "Eu sou o outro/Que me falta", e essa lacuna existencial é preenchida com um agradecimento: "Eu agradeço tudo o que não tive." da poeta Maria Carpi. Um poeta conversa com outro, um poema é acendido na luz do outro, e nossa época, ou mesmo o ano de 2021, é marcado nestes versos assombrosamente belos.

É incalculável o que aprendi lendo todos estes poetas, podendo conhecer cada estilo, tendo o tempo necessário de degustação para essa valiosa oportunidade. Assim como em Lázara Papandrea, que escreve: "A cobrir-me de versos/E de tardes pensativas/Eu vim pelo sol", para o poeta (in memoriam) Carvalho Junior questionar: "Caberia tudo/Num só clarão de espanto?". É assim o aparelhamento desta antologia, feita de versos até o topo, mas sem pressa, como avisa Adri Aleixo: "Mas é devagar que escrevo/N u v e m".

 

José Couto sabe de tudo isso e compartilha com a grandeza de quem vive a poesia, para Artur Madruga, com quem tem projeto de livro inédito nos dizer: "O que cresce/É a insistente versão/Do que a vida te oferece,/E não consegues ver." É o que não conseguimos organizar com tanta firmeza, ou mesmo com uma lentidão capaz de entregar "A acalentadora companhia,/Que só tu podes oferecer" poesia, e ainda a do poeta Artur Madruga. Assim como a de todxs os poetas reunidos.

 

Prepare-se, você está diante de um material histórico, diante de vozes de diferentes estilos e lugares do Brasil, poetas conscientes de sua marca indelével na poesia contemporânea. O ano de 2021 nos possibilitou algo relevante, esta série vertida para antologia e que o leitor tem agora para conhecer.

Link de download/Assinatura: clica aqui

Conheça Vida Secreta: clica aqui


Seleção e organização


© José Couto

Edição, capa e projeto gráfico

João Gomes

Editoração eletrônica

Vida Secreta

Imagem de capa

AnesDesign

Fotos dos autores

Reprodução/Divulgação

Dados do e-book

256 páginas

19 autores







João Gomes
nasceu no Recife/PE em 1996. Autodidata, é escritor e poeta, publica resenhas, crônicas e entrevista com escritores na revista Mirada. Publicou em algumas antologias, como Granja, Sub-21, Capibaribe vivo, Tente entender o que tento dizer, No entanto: dissonâncias e etc. Edita a revista de literatura e ideias Vida Secreta. Atualmente estuda Multimídia no Ginásio Pernambucano e mantém no prelo seu livro de poesia.