Terra de quem cultiva literatura | IBI Literário

 

por Divulgação__




 IBI LITERRÁRIO: TERRA DE QUEM CULTIVA A LITERATURA INDEPENDENTE


A IBI foi criada por Jiulia Castro, Beatriz Ayumi, Azula Marinho e Carola Castro em março de 2020, no início da pandemia, na Zona Oeste de Belo Horizonte, após a constatação de que existem poucos canais de distribuição de obras literárias publicadas de forma totalmente independente. Se colocando como uma plataforma de literatura, a IBI tem como objetivo fazer circular obras literárias produzidas por escritores e editoras independentes, se colocando ao mesmo tempo como uma vitrine, um espaço de formação e fomento itinerante para dar voz à literatura independente.


Com o slogan “terra de quem cultiva a literatura”, a IBI é um jardim voltado para o universo literário e seus desdobramentos. Para aliar a demanda de circulação dessas produções com as oportunidades de participação em feiras, eventos literários, festivais culturais e exposições, a IBI desenvolveu 3 ramos: a IBI.LAB, nossos laboratórios de projetos; a IBI.AL, nossa associação de escritores independentes; e a IBI Editorial, a editora que produz os livros.


Por meio do trabalho de escuta com os escritores, a IBI desenvolve projetos individualizados, desde leitura crítica até divulgação e circulação dos livros. Dessa forma, além de viabilizar projetos, tornando as publicações mais acessíveis, a IBI acompanha a carreira do escritor, valorizando cada aspecto do fazer literário.


A IBI tem como fundamento a percepção de que a LITERATURA É COLETIVA, é criada todos os segundos em todos os cantos do mundo pela conexão entre os seres, para eles e por eles. A IBI é decolonial, ameríndia, revolucionária, emancipadora, literatura de punho cerrado comprometida com a transformação social. O grande objetivo é transpassar linhas geográficas, compartilhando literatura independente e criando espaços de troca, internacionalizando escritores ao mesmo tempo que os interioriza, abrindo caminhos também para populações campesinas. Estamos pelas nas ruas, nas colheitas, nos assentamentos, nas mídias digitais, nos estados brasileiros, nas cidades portuguesas, nas políticas públicas, nos países da CPLP… estamos pelo mundo compartilhando narrativas!


Acreditando nas obras de nossos autores, inscrevemos os escritores portugueses Maria Jorgete e Paulo César no edital Linha de Apoio à Edição no Brasil, da DGLAB Cultura - Portugal, com objetivo de publicar uma edição brasileira de “Mulher à beira duma largada de pombos” e “Lobo mau ataca a República dos três porquinhos”. Junto da aprovação, veio o convite para Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para o evento, a autora Maria Jorgete vem de Portugal para realizar o lançamento presencialmente. Paulo César será representado pela escritora e pela equipe da IBI, lançando seu primeiro livro em solo brasileiro.

A participação na Bienal representa a colheita da produção literária que semeamos e esperamos frutificar.

IBI Literrário: editora aprovada no edital Linha de Apoio à Edição 2022 DGLAB/Cultura - Portugal.

 

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “MULHER À BEIRA DUMA LARGADA DE POMBOS”, DA ESCRITORA ANGOLANA MARIA JORGETE TEIXEIRA

 

A escritora Maria Jorgete Teixeira nasceu no Cunene, Angola, e vive na cidade do Barreiro, perto da capital portuguesa. Angolana de nascimento, transmontana pelas raízes, alentejana pelo coração. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, foi professora do Ensino Secundário. Já não leciona, mas as causas sociais, culturais, políticas, ainda contam com ela, enquanto houver força. Faz parte da direcção da Associação José Afonso e da UMAR (União de Mulheres, Alternativa e Resposta). Escreve de forma regular desde 2009, nas redes sociais, em algumas revistas e jornais. Participou de várias antologias em prosa e poesia, além de publicar 3 livros em Portugal: O coração é puta sempre à espera, Mulher à beira de uma largada de pombos, à volta das canções de José Afonso e A Solidão das Dunas. Inspirada pelas canções de José Afonso, cantor da revolução, Maria Jorgete escreveu “Mulher à beira duma largada de pombos”, obra que será lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com a presença da autora. O livro, selecionado pelo edital Linha de Apoio à Edição 2022 e publicado pela IBI Literrário, revela a dor e a experiência feminina. Segundo a autora, “são 13 contos em que as protagonistas são sempre mulheres. Ligados a temáticas que fazem parte deste universo apenas frágil na fantasia dos poetas, doloroso tantas vezes, mas sempre cheio de resiliência e esperança. Considerei que dar visibilidade a este mundo feminino, tão ignorado e menorizado pela História, continuava a fazer sentido num tempo de grandes avanços, mas também de retrocessos graves, onde a cada passo damos de caras com gente e costumes obtusos e retrógrados”.

O lançamento do livro “Mulher à beira duma largada de pombos” com presença da autora Maria Jorgete Teixeira faz parte da programação oficial do Pavilhão de Portugal, convidado de honra da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


Programação oficial:

Dia 4 de julho de 2022, às 18h - Expo Center Norte, Pavilhão de Portugal

Nome da Mesa: Editora IBI Literrário - Lançamento “Mulher à beira de uma largada de pombos”

Autora convidada: Maria Jorgete Teixeira

Breve descrição: Lançamento do livro “Mulher à beira de uma largada de pombos”, de Maria Jorgete Teixeira. Sessão promovida pela editora IBI Literrário.

 


LANÇAMENTO DO LIVRO “LOBO MAU ATACA A REPÚBLICA DOS TRÊS PORQUINHOS”, DO AUTOR PORTUGUÊS PAULO CÉSAR


E se você pudesse ver como é o inferno de Bukowsky? E se Fernando Pessoa fosse um super-herói em suas horas vagas? E se José Saramago combinasse uma luta de boxe com o padre Carreira das Neves?


O escritor português Paulo César da Mota Pereira cria, em seu livro, todos esses cenários. Nascido em Bögen, Alemanha, em 1972, foi para Portugal muito cedo, vivendo em Braga desde então. Formou-se em Humanidades, na Universidade Católica de Braga, e é professor de Português, Latim e Grego. Atualmente, trabalha no Agrupamento de Escolas de Lousada, lecionando a disciplina de Português ao Ensino Secundário. Em novembro de 2013, publicou o livro de contos “Lobo mau ataca a República dos três porquinhos”. Agora, quase 10 anos depois, o livro vem a ser publicado no Brasil através do edital Linha de Apoio à Edição 2022, com lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro, publicado pela IBI Literário, traz pequenas histórias irônicas, divertidas, críticas e, até mesmo, absurdas. Seja através de brincadeiras com grandes nomes como Saramago e Fernando Pessoa, seja pelas pitadas surrealistas de Kafka, a escrita de Paulo toca em pontos sensíveis, levando os leitores a refletir: afinal, o que é absurdo de verdade?

A IBI é um jardim voltado para o universo literário e seus desdobramentos. Para aliar a demanda de circulação dessas produções independentes com as oportunidades de participação em feiras, eventos literários, festivais culturais e exposições, a IBI desenvolveu 3 ramos: a IBI.LAB, nossos laboratórios de projetos; a IBI.AL, nossa associação de escritores independentes; e a IBI Editorial, a editora que produz os livros. A participação na Bienal representa a colheita da produção literária que semeamos e esperamos frutificar.


IBI Literário: editora aprovada no edital Linha de Apoio à Edição 2022 DGLAB/Cultura - Portugal.


O livro “Lobo mau ataca a República dos três porquinhos” estará disponível na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.