Laudelinas | Vol.1 N°9/2022

 

por Taciana Oliveira__


       Foto de Philipp Potocnik: Grafitti no muro da cidade de Genebra/Suíça Artista: Sitou @sitoumatt

 


Junho de 2022 e ainda não sabemos quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Gomes. A fome, a corrupção e a desumanização se alastram no país da hipocrisia e do fundamentalismo religioso.

 

Nas últimas semanas assistimos no noticiário e nas redes sociais o ataque brutal de um procurador geral contra uma colega de trabalho. Na sequência, uma juíza tenta induzir uma menina, de 11 anos para que ela não interrompa a gestação, mesmo sabendo que o Código Penal permite o aborto em caso de violência sexual - sem impor nenhuma limitação de semanas da gravidez.

 

Nesse cenário de horrores ainda nos deparamos com o caso de uma jovem de 21 anos, duplamente violentada ao ter sua privacidade exposta por um pseudojornalista e uma influencer.  Na timeline dos misóginos e insensíveis, uma mulher precisa ser culpabilizada por entregar para a adoção o filho concebido em um estupro.

 

Junho de 2022. Dois homens foram brutalmente assassinados por defenderem o meio ambiente e os povos indígenas. Quem mandou matar Bruno Ferreira e Dom Phillips?

 

A nona edição de Laudelinas chega em dias de perversidades inimagináveis. São tempos inglórios, de uma dor sem tamanho, de uma escassez de afetos, empatia e sororidade.

 

É preciso que de alguma forma voltemos a navegar para além desse lamaçal sem fim. Que o amanhã nos abrace como um poema:

 

Mesmo não havendo esperanças

Agiremos como se houvesse

Jamais a adesão total

Ao mal, ao funesto, ao terror

 

Liberdade continuará pronunciada

Sobre ou sob as mordaças

Daremos trabalho, sempre

Como hidras de duas cabeças

 

Decepem-nos duas, nasceremos quatro

Temos o treino, a expertise, a inteligência

Dos secularmente derrotados.

 

(A despeito de, Adriane Garcia)


Participam dessa edição: Adriane Garcia, Amanda Vital, Ametista de Pinho, Ana Amorim Fontana, Bárbara Assim, Carol Sanches, Clodd  Dias, Conceição Rodrigues, Eva Potiguara, Germana Accioly, Iaranda Barbosa, Jesuana Prado, Lisa Alves, Marina Ruivo, Michaela Schmaedel, Naiana Íris, Sabrina Morais e Sara Síntique


*Download: clica aqui






Taciana Oliveira – Editora das revistas Laudelinas e Mirada e do Selo Editorial Mirada. Cineasta e comunicóloga.  Na vitrolinha não cansa de ouvir os versos de Patti Smith: I'm dancing barefoot heading for a spin. Some strange music draws me in…