Sargaço Nightclub: Dreampop com sotaque

 por Divulgação__







De um trocadilho com o nome do movimento musical “Mangue Beat” surgiu o título  Sargaço Nightclub, Banda de rock autoral recifense formado em 2016 por Marcelo Rêgo, tendo  como principais referências o Dreampop, Post-punk Revival e Folk, além do Rock Brasil e da  MPB, em especial, o Pessoal do Ceará e a Psicodelia Pernambucana. 

Em busca de um conceito que sintetizasse as influências nacionais e  internacionais que formam a bagagem musical dos integrantes do grupo, surge uma expressão  que vai além, pincelando aspectos da cidade que serve de pano de fundo para o som do  Sargaço Nightclub e a produção paralela de outras artes no mesmo espaço-tempo (tais como  cinema, teatro, literatura etc.). Nasce assim a junção do Sargaço (que remete logo de cara ao  sotaque de Recife, ao tom praiano, ao cheiro da maresia e às ondas que vem e vão na praia de  Boa Viagem) com o Nightclub (palavra de pegada internacional, que sugere um ambiente  convidativo para entrar, construído com as músicas do duo, como que um clube noturno com  neons na fachada, que poderia perfeitamente fazer parte do “underground” recifense). 

Ao adentrar o Sargaço Nightclub, tome o seu assento com tranquilidade e curta  melodias, efeitos e letras que tratam de temáticas que vão desde as canções de amor mais  contemplativas até as letras políticas mais irônicas. Tudo isso com a procura incessante pelo  tratamento poético de todo o processo musical e imaginativo. 


UM BREVE HISTÓRICO 

Em meados de 2017, a banda faz as suas primeiras gravações, lançando no início de  2018 um EP ("Sargaço Nightclub") e dois singles ("Antúrio Branco" e "Nunca Mais"). Além  disto, são lançados os primeiros clipes oficiais: "Aquarius" e "Nunca Mais", sempre tendo como  pano de fundo a cidade de Recife, suas paisagens e contextos (o primeiro, em Boa Viagem - em referência ao filme homônimo, e o segundo no Centro, no alto do Edf. JK). 

A estreia nos palcos se dá também em 2018, porém num formato acústico semi orquestrado, unindo instrumentos populares (violões de aço de 6 e 12 cordas) a eruditos  (violoncelo, baixo acústico e flauta transversa). Esta formação, chamada de "desplugada", toca  em várias casas importantes na cena independente local (Burburinho, Terra Café, Naylê entre  outras), assim como participa do seu primeiro festival (Sonora Jaboatão dos Guararapes) e se  apresenta pela primeira vez na TV (Programa Metropolis PE, TV Nova Nordeste). 

O ano de 2019 entra com o lançamento do single "Jeitinho Brasileiro" (com produção  do músico Zeca Viana), o clipe de "Aquarius" recebe indicação para o Prêmio da Música  Pernambucana e se organizam as filmagens para dois novos clipes: o de "Antúrio Branco",  ambientado no bairro do Recife, e o de "Hibakusha - Vítima da Bomba", contando com a  participação especial da atriz Hermila Guedes. No segundo semestre de 2019, é lançado o EP  "Voltimetro Bass & Sargaço Nightclub" como fruto experimental da junção da sonoridade da  banda com a música eletrônica do DJ e o ano termina com o show feito em parceria com Zeca  Viana no evento multicultural "Espiral das Artes". 

Em 2020 é lançado o "Bootleg Espiral das Artes", um conjunto de 06 clipes e 02 EPs  ao vivo, captados do show com Zeca Viana. Dentro do período de quarentena pela pandemia  do Coronavirus, a banda seguiu na ativa, compondo e participando da programação de várias  web rádios por todo o Brasil e América Latina, Lives pela internet, além de ter se apresentado  na TV, no Programa "Abraço Musical" da TV Jornal, no Programa "Pernambuco.som" da TV  Pernambuco e no Festival "Música em Domicílio" da TV Universitária. No Dia 07 de maio de  2020, estreia no Youtube o clipe "O Mundo sem Nós", com a versão ao vivo da música que  consta no EP "Sargaço Nightclub" de 2018, inspirada no livro "The World Without Us", do  jornalista Americano Alan Weisman. Chegado o segundo semestre do ano de 2020, é lançado

o single "Hibakusha" em 21 de agosto de 2020 como prévia do primeiro albúm da carreira da  banda, o "Istmo", vindo logo na sequência, em 11 de setembro. No dia 23 do mesmo mês vem  ao ar o clipe de "Hibakusha", amplamente divulgado pela mídia local e nacional. Em novembro  de 2020, o Sargaço Nightclub tem o clipe de "Antúrio Branco" selecionado para a Mostra de  Videoclipes da Feira da Música, em sua versão virtual por conta da pandemia, e fica na 7ª  colocação na votação do público entre os mais de 190 participantes do Brasil e do Exterior,  sendo a banda mais votada dos representantes de Pernambuco. O ano se encerra com a  chegada ao mercado do álbum “Istmo” na versão física em CD, com o clipe de “Hibakusha”  fazendo parte da programação dos canais de TV Music Box Brazil e WooHoo e com a  transmissão da primeira live com a banda completa desde o início da pandemia! 

2021 entra cheio de boas energias, com a participação na 27ª edição do Festival  Janeiro de Grandes Espetáculos (versão on-line), a indicação em 05 categorias ao Prêmio  Rock na Calçada Destaques 2020 (voltado aos artistas da música independente  pernambucana), premiação do clipe “Antúrio Branco” no Festival Seridó Cine (Rio grande do  Norte) e do clipe “O Mundo sem Nós – Apollo Live” no Festival Cawcine (Rio de Janeiro), além  da transmissão do clipe “Hibakusha” pela primeira vez na TV aberta (Rede TV). Fruto do  projeto “CMON – Construção Musical On-line” que contou com recursos da Lei Aldir Blanc-PE,  são lançados single e clipe da música “Minimalize Já!” em abril de 2021, tendo como co-autores da letra 06 artistas da cena musical de Pernambuco e do Brasil. Em Junho o clipe de  “Antúrio Branco” é veiculado no programa Trilha de Sexta, no canal do Youtube da Record TV  e no dia 13 de julho a banda participa da edição on-line do evento “Dia do Rock – Rock na  Calçada” junto outras 20 atrações de todo o país. Com as parcerias e participações especiais  nos trabalhos de artistas da cena recifense como Dani Carmesim, Carina Mayara e as bandas  Conspiração Alienígena e Skombo, o ano se encerra com os trabalhos de gravação para o  single “A Dança do Caos”, o primeiro do próximo disco do grupo. 

2022 chegou e logo nos primeiros dias de janeiro saem o single e o clipe de “A Dança  do Caos”, primeiro vídeo de animação da banda, dirigido pelo paraibano Vito Quintans e com  produção musical do parceiro Zeca Viana. Este início de ano também é marcado pela  participação na nova edição do projeto Noites Recife Lo-Fi, na Venda Bom Jesus, bairro do  Recife e a produção do segundo álbum de inéditas, que irá se chamar “Bioluminescente”. Em  julho o clipe de “A Dança do Caos” é selecionado para o AVANCA Film Festival (Portugal) e em  dezembro a banda fecha o ano como finalista na 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música  em 04 categorias: (Nordeste) Autores - Música e Letra, (Nordeste) Videoclipe, (Norte/Nordeste)  Diretor de Videoclipe e (Nacional) Canal de Youtube de Artista. 

O Sargaço Nightclub é composto por: 

Marcelo Rêgo: Violões, guitarras e vozes. 

Ingno Silva: Teclados e Programações. 


AD Luna: Bateria. 

 


As músicas estão disponíveis em todas as plataformas digitais! 

@bandasargaconightclub (facebook) | @sargaconightclub (instagram) 

 www.youtube.com/sargaconightclub (canal do Youtube)