por Mirada__
De 8 a 10 de maio, a Academia Mineira de Letras (AML) promove, em parceria com a Associação Internacional dos Lusitanistas (AIL), o 1º Colóquio Internacional Diásporas da Língua Portuguesa. O evento, com entrada gratuita e formato híbrido (presencial e online), reunirá especialistas do Brasil e do exterior para discutir a diversidade da língua portuguesa e suas interseções com contextos históricos, culturais e políticos. As inscrições estarão disponíveis desde 17 de abril, com emissão de certificados para quem participar integralmente da programação.
Durante os três dias de evento, palestras, mesas-redondas e debates irão abordar a língua portuguesa não como um bloco homogêneo, mas como um campo plural, atravessado por experiências de colonização, resistência e transformação. Entre os destaques da programação estão nomes como Augusto Ernesto Santos Silva (ex-presidente da Assembleia da República Portuguesa e professor da Universidade do Porto), o poeta e tradutor Paulo Henriques Britto, a escritora Conceição Evaristo, a historiadora Júnia Ferreira Furtado, a linguista Bruna Franchetto e a crítica literária Luísa Buarque de Holanda.
O colóquio se insere em um momento de reformulação institucional da AML. As inscrições para participação são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário. Será emitido certificado para os inscritos, mediante participação em todo o evento.