O escritor Wesley Barbosa, autor de títulos como Rebento do Ódio e O Diabo na Mesa, inicia neste mês de setembro uma turnê literária pela França e Bélgica. O destaque da viagem é o lançamento internacional de Viela Ensanguentada, traduzido para o francês como Rogue Favela e publicado pela editora BR Marginália, voltada à valorização de autores afro-brasileiros no mercado internacional.
Com mais de 10 mil cópias vendidas de forma independente, Barbosa conquistou leitores ao transformar sua escrita em espaço de denúncia e resistência. Lançado em 2022 e escrito em apenas dez dias, Viela Ensanguentada acompanha a trajetória de Mariano, jovem negro que descobre na literatura um refúgio diante de uma realidade marcada por racismo, precariedade de moradia e exclusão social.
“O livro é um colete à prova de balas, e poder lançá-lo em outro país é tão significativo quanto saber que a obra está espalhada nas livrarias francesas”, afirma o autor.
O romance tem ganhado repercussão no exterior. Recentemente, o jornal francês Actualité destacou a obra como uma narrativa que ecoa a própria história de Wesley, mas pelos olhos de Mariano: “um jovem nascido em uma favela de São Paulo que encontra refúgio nos livros”.
A turnê pela Europa já conta com as seguintes datas confirmadas:
13/09 (Paris): Festival Read & Shine — sessão de autógrafos
16/09 (Marselha): Apresentação na Librairie Sauvage
18/09 (Bruxelas, Bélgica): Apresentação na librairie “Ici sont les lions”
20/09 (Paris): Temple Food — Brésil — sessão de autógrafos
22/09 (Paris): Apresentação na Librairie Portugaise et Brésilienne
23/09 (Marselha): Apresentação na Librairie Transite
Além dessas cidades, Wesley também fará uma parada em Toulouse, na França.
.png)
Redes Sociais