Festival Neomarginal III reúne escritores, artistas e editoras independentes em São Paulo



Festival Neomarginal III reúne literatura independente e arte em São Paulo

A produção literária fora dos circuitos tradicionais volta a ocupar o centro do debate na terceira edição do Festival Neomarginal, que acontece entre os dias 3 e 5 de julho, no Espaço UM55, em São Paulo. Realizado pelo Movimento Neomarginal, o evento reúne escritores, poetas, artistas, editoras independentes e coletivos culturais em uma programação que combina rodas de conversa, saraus, apresentações musicais e feira de livros.

Nesta edição, o festival integra a programação da exposição UTOPIA CUIR: Derivas Depois do Agora, estimulando o diálogo entre literatura, artes visuais e diversidade. O encontro procura reverberar temas como representatividade, produção cultural independente, identidade, mercado editorial e as diferentes formas de resistência artística.

A abertura, no dia 3 de julho, contará com a participação do jornalista, escritor e ex-deputado federal Jean Wyllys, convidado do debate "O que pode a literatura fazer pelas margens", ao lado dos escritores Alex Francisco e Paula Curi, com mediação de Luciana Siqueira. Na mesma noite, será realizada a leitura do Manifesto Utopia Cuir, conduzida pelo curador Fred Olivier, além de um sarau em homenagem ao poeta Sergio Ravi Rocha Odin, falecido no fim de 2025.

Durante três dias, o público poderá acompanhar os Diálogos Neomarginais, série de mesas que discutem a inserção da produção literária independente nos festivais literários, o papel da poesia na contemporaneidade, os impactos da inteligência artificial sobre o mercado editorial e a produção artística LGBTQIA+, periférica e independente.

A programação também inclui uma feira de editoras independentes, reunindo os  selos Neomarginal, Patuá, Primata, Reformatório, Capitolinas, Barraco Editorial, Clóe, Algaroba, PEL e Provokeativa, destacando a circulação de obras produzidas à margem dos grandes grupos editoriais.

O festival ainda promove apresentações musicais, saraus e uma atividade que aproxima literatura e esporte: a transmissão do jogo da Seleção Brasileira será narrada e comentada por poetas convidados, transformando a partida em uma experiência artística e literária.

Criado em 2019 pelo escritor Vitor Miranda, o Movimento Neomarginal  nasceu com a proposta de questionar as estruturas do mercado editorial tradicional e abrir espaço para autores que produzem fora dos circuitos convencionais. Hoje, reúne artistas de diferentes regiões do país e dialoga com pautas ligadas à diversidade, às periferias, à cultura LGBTQIA+ e às múltiplas formas de expressão literária.



SERVIÇO

Festival Neomarginal III

Data: 3, 4 e 5 de julho

Local: Espaço UM55
Rua Epitácio Pessoa, 155 – República, São Paulo

Horários:

3 de julho: 18h às 23h59

4 de julho: 11h às 23h

5 de julho: 11h às 20h


Principais atrações

3 de julho

Abertura da feira de editoras independentes

Diálogo "Corpos que escrevem, margens que subvertem", com Letícia Bassit, Sofia Finguermann e Ira Rebella

Leitura do Manifesto Utopia Cuir, com Fred Olivier

Debate "O que pode a literatura fazer pelas margens", com Jean Wyllys, Alex Francisco e Paula Curi

Sarau em homenagem ao poeta Sergio Ravi Rocha Odin, com Ady Niawidai, Wesley Barbosa, Rafa Vero, Carlos André, Luís Perdiz, Thiago KBÇA, Joel Sales e Fernanda Bienhachewski

Discotecagem com DJ Drips

4 de julho

Feira de livros

Debates sobre festivais literários, poesia e inteligência artificial no mercado editorial

Participação de Mila Nascimento, Mariela Mei, Sandra Tyiwaras, Daniel Perroni Ratto, Ikaro Maxx, José Antonio Gonçalves, Vitor Miranda, Karen Menatti, Tadeu Marcato, Eduardo Lacerda e Marcelo Nocelli

Sarau Neomarginal com Mateus Martins, Karla Oliveira, Marcia Barbieri, Gabriel Batista, Natalia Machiavelli, Danilo Costa, Roger Tieri, Gabriela CraviCanela, Vini D'arc e Raissa Nashla

5 de julho

Feira de livros

Debate "Cantar o amor em tempos sombrios", com Aramyz, Heron Coelho e O Sol

Apresentação musical de Aninha Batucada

Futebol com Poetas: transmissão comentada do jogo da Seleção Brasileira por SID Batista, Isabela Rossi e Vitor Miranda.