Para imergir com Sargaço Nightclub


por Taciana Oliveira__
Uma entrevista, um bate-papo virtual com Marcelo Rêgo, um dos criadores do duo Sargaço Nightclub.

A música sempre nos acompanhou
O projeto Sargaço Nightclub é um duo de música autoral formado por nós, Sofia França e Marcelo Rêgo. Nós tocamos, respectivamente, violão e guitarra e dividimos os vocais de praticamente todas as músicas: sempre que um faz a voz principal, o outro faz backing vocal, e assim dividimos o repertório meio a meio.
Sargaço  Nightclub : Marcelo Rêgo e Sofia França
Fotografia: Kamila Ataíde

Casamos em 2014, Sofia, dentista e vocalista muito ligada à MPB e ao samba e eu, arquiteto, baxista mais ligado em rock nesta faceta chamada de “indie”. Dessa feita, a música sempre nos acompanhou, e ocorre que entre os projetos musicais particulares de cada um e as audições de música no carro, numa fase em que ouvíamos muitos duos como Kings of Convenience e High Highs, surgiu a ideia de tocarmos juntos. E a proposta já seria esta: Uma banda onde os vocais fossem divididos e complementados entre nossas vozes, alternando os vocais principais e secundários, prezando pela harmonia e focando num estilo que girasse entre o dreampop e post-punk (rock com atmosferas etéreas nas guitarras e sintetizadores marcantes nos anos 80) e o folk e psicodelia (musicalidade nua e simples baseada no violão, muito frequente na MPB dos anos 70). Conseguiríamos juntar assim nossas vontades e influências, entre o rock e a MPB.
Onde as pessoas pudessem imergir

Na virada de 2016 para 2017 formamos o primeiro time o qual chamamos inicialmente de Medialuna, buscando um nome que soasse pop, com referências fortes não somente brasileiras, mas latino-americanas. Sentimos na pele as dificuldades de formar aos trinta e tantos anos de idade um banda com vários componentes e, ao final daquele ano, paramos com os ensaios em busca de formar um banda e partimos para gravar as músicas que já tínhamos prontas. Foi quando junto com o grande baterista Arthur Azoubel nós gravamos nosso primeiro EP, o Sargaço Nightclub, com três músicas: Aquarius, O Mundo sem Nós e Alguma Despedida. Este momento foi fundamental, pois ali resolvemos não só a formação da banda, como sedimentamos o estilo e demos um salto organizacional, tomando a frente dos trabalhos e mostrando aos futuros interessados em participar do projeto uma maior consistência. Inclusive resolvemos também o nome da banda, uma vez que percebemos que já haviam inúmeras outras intituladas Medialuna, dentro e fora do Brasil. Partimos pra escolha de um nome exclusivo, que carregasse em si a junção das nossas influências musicais nacionais e internacionais, locais e universais, e pela grande ligação com a paisagem praiana recifense, veio o nome Sargaço. E ao ser esse sargaço ligado a praias urbanas, a agitação da vida noturna nos levou à escolha do Nightclub, algo como se estivéssemos criando não apenas uma banda, mais sim um ambiente festivo construído com nossa sonoridade, onde as pessoas pudessem imergir. Lançamos então este EP no início de 2018, focando em Aquarius como música de trabalho, tendo como sequência o nosso primeiro clipe para a mesma música (clipe este filmado totalmente na praia de Boa Viagem, e que viria a ser um dos indicados a Melhor Clipe de 2018 pelo Prêmio da Música Pernambucana – ACINPE) e também Antúrio Branco, o primeiro single que traria Sofia na voz principal. 
__________________________________________________


Dois formatos de apresentação
Neste momento, começamos a nos apresentar em shows e surgiram assim dois formatos de apresentação que em muito nos acrescentaram em experiência:
1 - O “Acústico”, formado com o naipe interessantíssimo de instrumentos populares (violão, percussão) e eruditos (flauta transversa, violoncelo, violino e contrabaixo acústico). Foi com este formato que nos apresentamos na maior parte do ano de 2018, inclusive rendendo em julho deste ano o nosso segundo clipe, Nunca Mais, fruto da parceria com o Canal Aquela Canção, filmado lindamente do alto do Edifício JK, no centro do Recife, tendo a vista aérea da cidade como fundo. 
2 - O “Plugado”, na formação clássica “guitarband” (baixo–bateria–guitarra) com o qual nos apresentamos prioritariamente nos dias de hoje.
3 - Além dos formatos com banda, fizemos algumas apresentações como duo, Sofia cantando e tocando violão e eu, Marcelo, cantando e tocando guitarra, como no caso do Festival Sonora Jaboatão e no Programa de TV Metropolis PE.
Refinamento artístico e poético com o teor político
Nossas composições buscam referências não apenas em temas musicais, mas também conversam com outras artes, como por exemplo, o cinema (caso do filme Aquarius) e a literatura (caso do livro de Alan Weisman O Mundo sem Nós). Além disso, buscamos a contextualização dentro do cenário de nossa cidade, Recife, em várias facetas, desde a poética como aconteceu em Rua da Saudade, onde flertamos com a poesia de Manoel Bandeira e as Assombrações do Recife Velho, assim como também a crítica sócio-política na irônica Vem pra Rua.
A maior parte processo compositivo acontece a cargo exclusivo do duo e de formas um pouco diferente entre nós. Normalmente compomos sozinhos, Sofia num processo mais orgânico e rápido, deixando fluir a letra a partir da musicalidade da canção, enquanto eu, Marcelo, costumo a ser mais lento e metódico, fazendo inúmeros testes na escolha das melhores palavras, sonoridades, referências etc. Com música e letra pronta, os arranjos ficam normalmente a meu cargo, quando crio violões, baixo e guitarras. Neste processo já direciono os arranjos de ritmo (que podem vir a ser de bateria ou percussão) e harmonia (sintetizadores ou outros instrumentos acústicos como violoncelo, violino e flauta). Daí então, partimos para convidar músicos parceiros nossos que dão sua contribuição, sempre sobre a minha direção musical.
Desta forma nós vimos elaborando nosso repertório, sempre procurando compatibilizar com nossa vida profissional e familiar, sobretudo depois da chegada do nosso filho em fevereiro de 2019, o Ian. Ainda no final do ano passado, com Sofia grávida, nós gravamos o single Jeitinho Brasileiro com a produção do ex-Volver, o querido Zeca Viana, que viria a ser lançado somente em março deste ano. Gravamos ainda Hibakusha – vítima da bomba, música que será o carro-chefe do nosso próximo disco, e que contou com a participação especialíssima da atriz Hermila Guedes no clipe. Ambas as músicas vieram no momento que consideramos de amadurecimento, em que procuramos juntar em nossas canções o refinamento artístico e poético com o teor político que vimos necessário e um tanto negligenciado pela música brasileira atual.
Novidades
As grandes novidades deste ano de 2019 (inclusive para nós!) foram dois convites:





  1. A filmagem do clipe de Antúrio Branco, que partiu do compositor Theo Araújo, guitarrista de nossa primeira formação de 2016! Recém-lançado em 30 de agosto no nosso canal do Youtube, trata-se de um belo trabalho realizado pelos videomakers Pablo Reis e o paraibano Cidinho, do qual partimos da pintura do amigo George Dupreux que estampou a capa do single lançado no ano passado para criarmos o roteiro baseado na história do fim de relacionamento de um pintor e sua musa inspiradora, tendo como fundo o Recife Antigo visto de um ótica “gótica”, fazendo toda a referência visual ao pós-punk shoegaze da música.
  2. A gravação de um EP contendo três músicas em parceria com o projeto de música eletrônica Voltimetro Bass, do DJ Alberto Alves. Este disco irá conter a inédita Wilson, que será um tecnopop de sonoridade bem oitentista com a letra inspirada na vida de Wilson Simonal (mais uma vez nossa história se cruza com o cinema, uma vez que não tínhamos conhecimento que seria lançado o filme biográfico do cantor justamente na época do lançamento de nossa música!), além do remix criado pelo Voltimetro Bass para Antúrio Branco e uma versão “analógica” que nós criamos para a eletrônica Escolhas.
Onde nos encontrar nas redes
Agora que chegamos ao segundo semestre de 2019, com Ian tendo completado seis meses de nascido, nós estamos voltando a nos apresentar em eventos de música autoral pela cidade e região metropolitana. Nosso meio de comunicação de informativos e divulgação de agenda de shows é sempre as nossas redes sociais (InstagramFacebook). Nossas músicas se encontram lançadas em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, SoundCloud, Google Play, iTunes, Amazon etc.) e no nosso canal do Youtube pode-se assistir não somente aos nossos clipes, assim como assistir trechos de vários de nossos shows e aparições nos meios de comunicação. 

Lançamentos
  • EP Sargaço Nightclub, lançado em 19/02/2018 com as músicas “Aquarius”, O Mundo sem Nós e Alguma Despedida, todas de composição de Marcelo Rêgo, com produção musical de Sargaço Nightclub e Arthur Azoubel.
  • Single Antúrio Branco, lançado em 28/03/2018, de composição de Theo Costa e produção musical de Sargaço Nightclub e Arthur Azoubel.
  • Clipe Aquarius, lançado em 10/06/2018, com direção de Diego Miranda e roteiro e produção de Sargaço Nightclub e Diego Miranda.
  • Single e clipe Nunca Mais, ambos lançados em 04/08/2018, de composição de Sofia França, produção musical de Sargaço Nightclub e Sammy Barros e produção de vídeo de Sargaço Nightclub e Douglas Santos (Canal Aquela Canção).
  • Single Jeitinho Brasileiro, lançado em 10/03/2019, de composição de Marcelo Rêgo, com produção musical de Sargaço Nightclub e Zeca Viana.

  • Clipe Antúrio Branco, lançado em 30/08/2019, com direção de Pablo Reis e roteiro e produção de Sargaço Nightclub e Pablo Reis e Cidinho.
  • Próximo lançamento: Single Wilson, a ser lançado em 15/09/2019, de composição de Alberto Alves e Marcelo Rêgo, com produção musical de Voltimetro Bass, Sargaço Nightclub, Alekrin e Sammy Barros.

___________________________________________________________________


__________________________________________________________________




Sargaço Nigthclub é um duo autoral recifense formado em 2016 por Marcelo Rêgo e Sofia França. Suas principais referências são o dreampop, post-punk revival e folk, além do Rock Brasil e da MPB, em especial os movimentos musicais “O Pessoal do Ceará” e a “Psicodelia Pernambucana”. A cidade do Recife serve de pano de fundo para as canções da banda, que tratam desde o amor até a crítica social e política. 
(81) 988145724