A menina e a garça - Rosa Morena


por Taciana Oliveira__



Rosa Morena, escritora e poeta cearense, lança em Fortaleza A menina e a garça (Editora Karuá, 2019), livro infantil que aborda temas como a solidão e o valor da amizade. Ilustrada por Maurício Costa Santos, a obra apresenta uma narrativa leve e acolhedora. Se a realidade nos entristece e os relacionamentos em redes sociais nos contempla com um discurso de ódio, é urgente se apegar ao que fortalece. Rosa e seus personagens espelham nossos sentimentos, dúvidas e afetos em uma singela metáfora para o amadurecimento: Aprendi que a saudade faz chover os olhos.
Em um país em que a cultura e os profissionais da educação sofrem constantes ataques, A menina e a garça recupera em nós a essência pura da resistência. E mesmo creditado como gênero da literatura infantil, o público adulto se reconhecerá nas entrelinhas e ilustrações do livro. A obra nos convida a superar ausências e cultivar empatia. Rosa Morena com sua escrita semeia a esperança. Ela enxerga além: Em meus olhos pousou uma garça... Eu, menina, comecei a cultivar esta história em mim. Aprendi com ela. Sei a dor da separação nos invernos e a alegria do reencontro nos verões.

_____________________________


Rosa Morena é natural da cidade de Itapipoca-CE. É pedagoga e escritora, publicou Jaci, a filha da Lua, Movimentos Intransitivos, Micropoemas e Pedro, o menino do mar. A menina e a garça é o seu quinto livro. Além de escrever gosta de ler, fazer colagens e contar histórias. O prazer pela literatura veio por intermédio de sua mãe, Sefisa, que adorava recitar poemas. 


_____________________________




Taciana Oliveira é mãe de JP, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.