Uma obra de arte se torna maior quando é contemplada — Betocello

por Taciana Oliveira__





Betocello é uma artista que transita pela diversas expressões. Há um comprometimento genuíno na construção dos seus trabalhos. O Mirada conversou com o artista e o resultado você lê abaixo. 

1 — Minha estreia profissional começou ali, na mistura de gente, estilos, ideologias, ilusões e sonhos...

Minha trajetória como artista plástico começa na década de 70. Morávamos num bairro próximo ao mar. E no encontro do rio com o mar minha história foi se inventando nas imagens do céu, mangue, barcos, dunas, gentes, pássaros e ventos. Onde eu morava a rua era de areia branca, as casas de muro baixo, todas iguais. Com o passar dos anos as amizades se fortaleceram nas brincadeiras de rua, e ouvir músicas do Belchior em fita K7 era uma inspiração. Outra imagem importante que carrego é a de minha mãe trazendo gibis quando vinha do centro da cidade. Eu adorava o cheiro da tinta, as cores fortes das capas. Nossa, era muito bom aquilo tudo! Na calçada da igreja compartilhávamos ilusões, trocávamos livro, discos de rock and roll e aprendíamos sobre a vida. Numa daquelas manhãs um amigo vizinho me ensinou a desenhar. Eu tinha uns dez anos quando fiz minha primeira reprodução. Naquele momento, literalmente, a janela se abriu. Foi um assombro, uma outra maneira de ver as formas. A partir daquele dia a arte tornou-se um caminho em minha vida. Ganhei pinceis, estojo de pintura e uma coleção de livros de arte de minha mãe. Então, passei a ler tudo que encontrava sobre artes plásticas para conhecer as técnicas do oficio. Como autodidata, construí meu estilo influenciado pelos modernistas. Max Ernest, André Breton, Miró, Salvador Dalí, Raimundo Cela, Aldemir Martins. Estes últimos conheci nas visitas ao MAUC - Museu de Arte da UFC. Fui atrás do sonho de ser artista plástico e paulatinamente foram aparecendo as oportunidades de participar de exposições coletivas. Nos anos 80 a ditadura não nos inibia. Fortaleza fervilhava com shows na praça, grupos de teatro, artistas plásticos, poetas, escritores, todos ligados pela arte e pela política. Havia um movimento intenso nas ruas e nas Universidades. Nós nos apropriávamos das salas dos Centro Acadêmicos/DCEs para produzirmos cartazes no estilo Construtivista e sairmos às ruas em protesto ao sistema político vigente. Foi com uma obra surrealista que participei da Massafeira Livre, um movimento de arte e cultura que aconteceu em Fortaleza, no ano de 1979. Minha estreia profissional começou ali, na mistura de gente, estilos, ideologias, ilusões e sonhos, amalgamando arte e política, resistindo ao autoritarismo político econômico que a ditadura impunha ao país.

2  Crio sem a preocupação de definição acadêmica ou tema específico

Nos anos 80 casei e fomos morar em São Paulo, onde fiz cursos de desenho no Museu Lasar Segall, curso profissionalizante de desenho gráfico nas Escolas Salesianas, Curso de Desenho Livre no SESC. De volta a Fortaleza, em 89, comecei a trabalhar numa agência de publicidade. Mesmo trabalhando continuei pintando, buscando meu espaço. Na década de 90, participei de alguns concursos que surgiram em Fortaleza. Ganhei prêmio do Salão Norman Rockwell do Desenho e da Gravura, prêmio Concurso Talento Teleceará, Prêmio Aquisição 1ª Mostra de Artes Plásticas da Assembleia Legislativa do Ceará.
Fiz um Curso de Escultura em Fiberglass, com o professor Walter Monte, no MAUC – Museu de Arte da UFC. Minha última obra em fibra de vidro foi exposta na XII Unifor Plástica, onde recebi destaque da imprensa local. Lamentavelmente não pude continuar esculpindo em fiberglass por motivo de saúde. Com isso, acabei me afastando da escultura.
Posso dizer que sou multiartista pelo fato de não me prender a um gênero. Tento ser livre para expressar minha arte, pelo menos, tento. Crio sem a preocupação de definição acadêmica ou tema específico.



3  Resolvi, então, assumir a alcunha

Meu nome de batismo é Roberto Oliveira, por conta disso a família e os amigos me chamavam de Beto ou Betinho. Em minhas inquietações artísticas experimentei teatro, mas não deu muito certo. Resolvi tentar a música clássica. Comecei a estudar violoncelo na Orquestra do SESI, uma ousadia que não durou muito, também, mas o suficiente para que esses mesmos amigos me apelidassem de Betocello. Resolvi, então, assumir a alcunha.


4   O papel e a tela são meus suportes preferidos

Meu processo de criação normalmente é espontâneo. Ponho uma música, tomo café, leio poesia, deixo os gatos se achegarem. Vou rabiscando o suporte, me familiarizando com o papel ou tela. Gosto de olhar o branco, a trama, a textura. Me ligo muito no tamanho do suporte para compor a obra. Vou imaginando os volumes, as sombras, a luz. Mesmo que a obra seja abstrata deixo as cores e o tema se definirem na execução. Uma coisa vai estimulando a outra. Também sou ilustrador de livros. Gosto de trabalhar junto com o cliente, deixo que ele interfira em minha criação até chegar ao resultado que ele deseja. Não tenho problemas com isto. O papel e a tela são meus suportes preferidos. Uso tinta acrílica, aquarela, nanquin, ou qualquer outro pigmento que me dê possibilidade de pintar. Sou um colorista.

5 — Recentemente comecei a resgatar a fala política através da poesia

Minha obra já teve um caráter político-ideológico engajado, mas com o passar dos anos foi se distanciando, assumindo significados menos explícitos, por acreditar que uma obra de arte se torna maior quando é contemplada. Portanto, ela tem o poder de atravessar o observador e sensibilizar a alma, fazendo conexões libertadoras. Hoje minha narrativa imagética está ligada a composição e a cor. O tema é encoberto pela experiência simbólica do sentir. Meu interesse é na estética propriamente dita. Dou muita importância a composição da obra. Recentemente comecei a resgatar a fala política através da poesia. Uso os versos para expor meus sentimentos e indignação com a estupidez que se instalou no Brasil e no coração dos homens.


6 Como nas artes plásticas, escrevo compartilhando minha visão do mundo

Após terminar o bacharelado em Teologia, senti desejo de continuar produzindo textos, de escrever... Veio uma inquietação na alma, alguma coisa que não compreendi. Então, resolvi tomar coragem e colocar no papel tudo que estava dentro de mim, os sentimentos, as dúvidas, as indignações. Daí nasceu minha poesia. Sou iniciante na poesia e sei que tenho muito que caminhar, mas, como nas artes plásticas, escrevo compartilhando minha visão do mundo e fico feliz quando o que digo tem ressonância na vida das pessoas.

7 — Faço parte da curadoria da feira Arte Na Praça

Há três anos fui convidado por Renata Holanda, curadora e membro fundadora do grupo, a participar do Coletivo Vestigium ArtGallery, que tem como foco a promoção e divulgação dos artistas plásticos cearenses. Uma plataforma de lançamento de artistas novos e já consagrados. Como membro do Coletivo, participo de todas as exposições e estou responsável pela realização do sarau lítero musical na abertura das exposições. Faço parte da curadoria da feira Arte Na Praça, novo projeto do Coletivo que acontece semanalmente.


7  —  Um poema

Gritem ao vento: uma besta de sangue ergue-se em nossa bandeira!
E um poema rasgará a bandeira dedicada à falsa bondade.
Um poema levará o verbo indignação ao nascimento das ideias.
Na noite das marés...
E a maquinação do dignitário, amigo do inferno, não mais ressoará no dossel das casas.
E a imaginação do inocente cidadão despontará no tapete da sala vazia.
A dor arderá nos altares sedentos.
Um poema e o vento, juntos, passarão nas ruas dos meninos vendedores de pedras, esquálidos.
E salvarão as meninas ocas, violadas com paus e pedras sob o teto dos dignitários.
Homens de bem que permanecem na desmedida fúria do sexo.
Um poema fustigará a realidade com ideias, água e fogo. 
 Apesar dos homens cordia
Apesar do aborto das ideiasoutros trabalhos de Betocello.
Um poema permanecerá 

Fustigar, 

***No Corredor de Criação do Mirada conheça outros trabalhos de Betocello.





__________________________________


Betocello é natural de Jaguaribe/CE. Teólogo, poeta e artista plástico, com obras premiadas no Estado do Ceará. Atualmente faz parte do Coletivo Vestigium, com sede na galeria do IBEU Aldeota, Fortaleza. Organiza trimestralmente o Sarau Lítero Musical, que acontece na abertura das vernissagens. Acredita no diálogo cultural, na diversidade de expressões para compartilhar dúvidas, sonhos e dificuldades da realidade artística.

___________________________



Taciana Oliveira é mãe de JP, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.