Marielle, Presente – Antologia


por João Gomes__




A revista Vida Secreta publicou em 27 de março de 2018, 13 dias após o assassinato brutal da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes no 14 de março daquele ano, uma antologia com poemas, ilustrações e notas sobre o trabalho de Marielle no Complexo da Maré. Disponibilizada gratuitamente na rede, é uma homenagem feita por artistas que sentiram o apagamento de uma mulher que lutava por seu país. Colaboraram Adriane Garcia, Conceição Evaristo, Micheliny Verunschk, Tarso de Melo, entre outros. A edição foi coordenada por João Gomes, que também programou visualmente, e teve assistência de Lubi Prates e Taciana Oliveira. Marielle vive, eternamente.

Texto de apresentação da Antologia

Parem de nos matar!

por João Gomes

É com imensa tristeza que reunimos os autores desta antologia, vozes tão inquietas quanto a própria Marielle. A coletânea nasce porque sabemos que diante da perda de Marielle muitas vozes ecoam sobre a luta diária, e o poema é o pão da ordem do dia. Porque em meio a tantas mortes cotidianas, dessa vez foi executada não menos quem lutava pelo cumprimento dos direitos básicos. Não é a defesa de uma amiga socialista da esquerda, mas sim a luta por justiça a alguém que representava as minorias. Num Brasil tão desigual, quantos têm se levantado para se importar com a vida do outro? Marielle se importava, e não apenas com a vida de pessoas negras, mas pelas causas feministas, aplicação dos direitos humanos e pelo respeito às causas LGBTs. Marielle era o referencial da favela, de que se temos uma voz ela deve ser gritada, quer seja na Câmara ou nas ruas. O que importa é lutar em resposta aos que se proclamam “civilizados”, os que não dão nada pela liberdade de existir, de ser dono do seu próprio nariz. Seu assassinato é o triste reflexo da situação caótica que estamos atravessando, mas nossa resposta é não calarmos essa voz e não permitir que a luta se encerre por aqui. Nossa militância pelas nossas vidas segue, e o pedido mais do que necessário e urgente é o PAREM DE NOS MATAR! Que venham outras antologias, e que sua imagem e suas atitudes revolucionárias nunca sejam esquecidas.



_______________________

João Gomes (Recife, 1996) é poeta, escritor, editor criador da Revista de literatura e publicadora Vida Secreta. Participou de antologias impressas e digitais, e mantém no prelo seu livro de poesia.