Campanha de Financiamento do doc Bestiário na Estrada

Divulgação__ 




Em todas as tradições, sempre houve um lugar para o fantástico, o absurdo, o delirante que desafia nosso mundo visível. O Grotesco é o subterrâneo da realidade humana, um espaço onde se aniquila o ordenamento do universo. Entretanto, os monstros que outrora eram criados habitando as profundezas dos oceanos, das florestas e dos infernos perderam seu espaço na terra e a eles restou somente o imaginário. E é na arte que muitos desses seres realizam sua mais bela manifestação. Goya, Bosh, Brueguel são alguns dos muitos artistas que pintaram e gravaram os medos e pesadelos da humanidade. A cultura nordestina também cria e recria seu próprio bestiário.

O Projeto "Bestiário na Estrada" propõe o registro de uma viagem de 4.500 km em busca desse imaginário presente nas festas de Caretas e Caboclos, nos Reisados e folguedos, nas carrancas do Rio São Francisco, nas fantasias tradicionais de carnaval do litoral baiano e paraibano, nos Cavalos-Marinhos de Pernambuco.

Através da plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria iremos pleitear o custo da viagem, produção e edição do documentário, que será exibido com exclusividade para os apoiadores do projeto.

O valor arrecadado será dividido nos custos da viagem e produção do documentário, taxa da plataforma e recompensas/envio. É uma campanha "tudo ou nada", ou seja, se a meta não for alcançada o dinheiro será devolvido aos apoiadores. Esse projeto só será possível com a participação de todos. Então preparamos algumas RECOMPENSAS para nossos apoiadores:

* Seu nome nos créditos do documentário como agradecimento, ingressos para a estréia do filme no Cine Teatro São Luiz - Fortaleza/CE e o link para ver o vídeo com exclusividade. Catálogo da exposição Bestiário Nordestino. Xilogravuras do artista Nilo - Juazeiro do Norte/CE. Ele que tem um vasto trabalho dentro da perspectiva do fantástico, do grotesco e das assombrações da região do Cariri. Registo dos Caretas de Potengi feito pelo talentoso Samuel Macedo, fotógrafo com um rico trabalho retratando também a região do Cariri. Foto do premiado fotógrafo Vinicius Xavier.

Para apoiar o projeto clique aqui.

 

  Equipe Bestiário na Estrada

Rafael Limaverde é xilogravurista, grafiteiro, designer e ilustrador. Teve sua primeira exposição de pinturas e infogravuras intitulada "Caos" - Fortaleza/CE (2000). A segunda sob o título "Xilofagia", com 14 xilogravuras homenageando personalidades e manifestações importantes da cultura nordestina - Fortaleza (2002). Ex-integrante do grupo Acidum, expôs na Funarte (São Paulo/ SP e Rio de Janeiro/RJ), Salão de Abril (Fortaleza/ CE) e Mostra Sesc Cariri (Crato/CE). Foi curador da exposição Eco Barroco no CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste) - Fortaleza (2011) e da exposição Bestiário Nordestino, na Multigaleria - Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar - Fortaleza (2017). Como grafiteiro, realizou trabalhos em quatro edições do Festival Concreto - Fortaleza (2013, 2015, 2016, 2017) e Festival Bahia de Todas as Cores - Candeias/BA (2017). Pesquisa, atualmente, desenhos, pinturas, gravuras e assemblages, tendo como referência a cosmovisão sagrada e profana do Nordeste.



Marquinhos Abu é Grafiteiro, arte educador, produtor e membro do Coletivo Aparecidos Políticos, participou da curadoria do AteliêAparecidos Políticos no Sobrado José Lourencp, em Fortaleza/CE. No município de Crato/Ce, Abu desenvolveu o projeto Retratos de Memória do Gesso, com o registro e pintura em stehcil de moradores históricos da comunidade. Participou, também, da produção do projeto Oco do Mundo, gravado no sertão nordestino, e do documentário “Desbravadores - Street View Trekker”. Compõe, ainda, a equipe de produção do Concreto Festival Internacional de Arte Urbana, além de seguir participando de festivais de grafite pelo Brasil. Recentemente, fez parte da Caravana Concreto no México, participando do Festival Ciudad Mural. Marquinhos Abu é um dos curadores da exposição Bestiario Nordestino - Um olhar sobre a gravura fantástica, que esteve em cartaz em 2017 no Dragão do Mar e que, agora, segue em circulação pelo Brasil.



Henrique Dídimo nasceu em 1972, em Fortaleza, Ceará, onde vive e trabalha. É realizador audiovisual, professor e escritor. No meio audiovisual, atua como diretor, roteirista, fotógrafo e editor. Como documentarista, tem realizado dezenas de filmes, de curta, média e longa-metragem. Muitos deles, com teor etnográfico e antropológico, como os documentários de longa-metragem "Cocos de Beira-Mar" (2012) e "Suassuamussará" (201 5), em parceria com o SESC, sobre os povos indígenas do Ceará. Também trabalha no cinema de ficção e na videoarte. Na área de educação, tem atuado SENAC, CCBJ, na Escola de Audiovisual de Fortaleza / Vila das Artes (2007 a 2016) e como coordenador edagógico e professor do projeto Formação de Cineastas Indígenas (2017) e da Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé (2018). Na literatura, entre outros trabalhos, publicou contos e poesias em revistas e livros. Lançou dois livros de literatura infantil e atua também como dramaturgo.

Contato: Rafael Limaverde - (85) 99707.0669