TO na escuta, podcast sobre o Teatro do Oprimido

por Mirada/Divulgação__


O "TO na Escuta" é um podcast que traz diálogos sobre o Teatro do Oprimido e seus desdobramentos contemporâneos. Andréa Veruska e Wagner Montenegro, do Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido (NEXTO), conversam com praticantes do método de diversas realidades e lugares. Nessa primeira temporada, o diálogo foi sobre o trabalho com o Teatro do Oprimido em tempos de pandemia e teve quatro episódios: o primeiro, com Licko Turle sobre o Teatro do Oprimido e Negritude; o segundo, com Bárbara Santos sobre o Teatro das Oprimidas; o terceiro com Dodi Leal sobre a Teatra da Oprimida e o último com Kelly Di Bertolli sobre o Teatro Social dos Afetos. Todos os episódios estão no Deezer, Spotify, Podbean e no site www.nextope.com/podcast


Pensando na dizimadora realidade que enfrentamos no Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus e à ineficiência do Estado em garantir a sobrevivência das populações mais vulneráveis, o Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido (NEXTO), formado por Andréa Veruska e Wagner Montenegro elaborou o projeto Teatro do Oprimido: diálogos em tempos de pandemia com o objetivo de criar programas de podcast que discutam as questões das mulheres, de negros e negras, de pessoas LGBTQIA+ e a saúde mental em tempos de pandemia. Como manter-se vivo nesta crise? Como podemos utilizar das ferramentas metodológicas do Teatro do Oprimido em tempos de distanciamento social? E quando tudo isso acabar, as nossas práticas voltarão a ser como eram antes?



Episódio #01 – TEATRO DO OPRIMIDO E NEGRITUDE

Licko Turle




 

Wagner Montenegro conversa com o ator, diretor e professor de Teatro, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Criou em 1986, com Augusto Boal, o Centro de Teatro do Oprimido, no Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos da Performance Afro Ameríndia e coordenador das Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade na UFBA e na UNIRIO. Pesquisador do Teatro do Oprimido e negritude.






Episódio #02 – TEATRO DAS OPRIMIDAS

Bárbara Santos







Andréa Veruska conversa com a dramaturga, diretora teatral, atriz, performer, escritora e ativista feminista, criadora do Teatro das Oprimidas, que desenvolve processos estéticos para investigar gênero como construção social e raça como organização social em interseção com classe social por meio de perspectivas feministas.







Episódio #03 – TEATRA DA OPRIMIDA

Dodi Leal






Andréa Veruska e Wagner Montenegro conversam com a performer, pesquisadora, iluminadora e professora que estuda as teorias de gênero na cena teatral, performatividade transgênera e recepção. Doutora em Psicologia Social (USP). Leciona na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na área de Artes Cênicas. E em 2005, fundou o Coletivo Metaxis de Teatro do Oprimido e integra a companhia Teatro de Perverto. Além de produzir um canal no YouTube De Trans pra Frente. Em sua trajetória, nomeou um novo método: Teatra da Oprimida e é sobre esse seu trabalho que iremos dialogar.






Episódio #04 – TEATRO SOCIAL DOS AFETOS

Kelly Di Bertolli






Andréa Veruska e Wagner Montenegro conversam com a atriz, diretora, professora de teatro e psicanalista. Fez Licenciatura em Artes Cênicas pela USP, formada em psicanálise, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela PUC-São Paulo. Faz parte do grupo teatral Coletivo Garoa, coordena o curso de pós-graduação “Teatro do oprimido e os processos grupais na psicologia social” e integra a rede de psicanalistas do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (CEP). E em sua tese de doutoramento, criou o Teatro Social dos Afetos.







FICHA TÉCNICA:


Apresentação: Andréa Veruska e Wagner Montenegro

Roteiro: Andréa Veruska e Wagner Montenegro

Edição: Wagner Montenegro

Trilha sonora: Johann Brehmer

Identidade visual: Aurora Jamelo

Audiodescrição: VouVer Acessibilidade




O NEXTO é formado por Andréa Veruska e Wagner Montenegro. Nós começamos a estudar o Teatro do Oprimido ainda em 2003, em Recife, mas foi apenas em 2012 que tivemos a ideia de fundar um coletivo que nos permitisse investigar, praticar e experimentar o método. Daí criamos o Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido, onde desenvolvemos trabalhos com oficinas, laboratórios, pesquisas, criações artísticas e intercâmbios. Atuamos no Brasil e no exterior e temos, como principal bandeira de trabalho, a busca incessante pela construção de uma sociedade antimachista e antipatriarcal.. Para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo NEXTO, acesse o site: nextope.com