Zine sobre as narrativas dos moradores do Curió e Santa Filomena

 por Divulgação__





Lançamento da zine digital do Projeto [Sem Nome] que retrata as histórias de moradores da região do Curió e da Santa Filomena”

 

O encontro dos bairros periféricos Curió e Santa Filomena, de Fortaleza, geram conexões, interligações sociais, culturais e também inquietações sobre a pluralidade de vivências desses espaços. Em busca de retratar as histórias locais dessa região lançamos hoje, no site da Livro Livre Curió, o “Projeto [Sem Nome]”, uma zine digital com audiodescrição, que conta a vida de moradores locais, que tiveram ou tenham uma atuação simbólica e social nessas comunidades.

 

Segundo seus idealizadores, moradores destas regiões periféricas, a artista de lambe lambe e graduanda em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), [arth3mis] e o escritor, fotógrafo e documentarista [Leo Silva], “O Projeto [Sem Nome]" é um meio de homenagear as pessoas que constroem esses lugares, a partir de relatos e imagens em formato de uma fanzine”. Sobre o uso de colchetes ambos refletem que, “Na língua portuguesa, o colchetes pode ser usado quando uma citação está incompleta, havendo partes das mesmas que não foram transcritas".

 

A primeira etapa do Projeto [Sem Nome] é uma ação na qual foram realizadas entrevistas com moradores de ambos os bairros e colagens dos lambes com  as imagens dos mesmos. Além de ser parte do X Ação Jovem - “Contra a Discriminação Social: Ressignificando a Minha Quebrada”, um projeto de realização da Rede Cuca,  o projeto conta com os apoios da Biblioteca Livro Livre Curió e CoNVida.

 


Sobre os artistas:

 

[ARTH3MIS - Fotografia e Lambe]



Vitória Helen
, é graduanda em Artes Visuais pelo IFCE. Desenvolve trabalhos ligados à arte urbana com o Lambe Lambe, é arte educadora, ilustradora e pintora (técnica em aquarela e guache). Atualmente pesquisa nas áreas da fotografia e audiovisual, além de se envolver com produção cultural. Integrante do Coletivo Cabeça e colaboradora da Livro Livre Curió. Instagram: @arth3mis

 

[LEO SILVA - Fotografia e Lambe]



Leo Silva é escritor, fotógrafo e documentarista, começou seu trabalho fotográfico em 2015, atualmente segue com duas exposições fotográficas individuais que na qual são "Meninos de Deus" 2019 e "Simplicidade - Simples Cidade" 2017. Lançou um fotolivro juntamente com Talles Azigon, chamado Saral #2, articulou a primeira edição do “Olhares da Periferia” uma fotozine do Coletivo Perigrafia, e integrou a exposição colaborativa BUDEGAS. E também é idealizador, articulador, curador da 1° edição da ExpoFoto #quarentena e diagramador e designer da 2°edição, e também um dos idealizadores e articuladores da 1° Edição da Foto Conferência - Carcará, evento organizado no mês da Fotografia.

Instagram: @desconectaoleo

 

 

Serviços:

O que: Lançamento da E-Zine Projeto [Sem Nome],

Quando: sexta-feira, 05 de fevereiro.

Onde: no site da Livro Livre Curió (www.livrolivrecurio.com.br), e nos perfis @arth3mis e @desconectaoleo

Quanto: Gratuito

 

Ficha Técnica:

Registros dos Lambes por [Bárbara Freitas]

Diagramação por [Daniel Firmino]

Áudio descrição por [Andrea Dalveroni]

 

Apoios:

Biblioteca Livro Livre Curió

CoNVida

Rede Cuca