Com 12 anos de história, projeto Meninos de Deus é tema de documentário

 

 por Divulgação__




Contando uma narrativa que apresenta a comunidade e as crianças em campo, o documentário “Uma história de amor, esperança e fé” homenageia não só os 12 anos de trajetória do projeto Meninos de Deus, mas a própria comunidade do Santa Filomena, no Jangurussu. Com um pouco mais de 16 minutos de duração, o lançamento acontece no próximo 28 de março, às 20 horas, no  YouTube do próprio projeto. O filme resgata como tudo começou, trazendo a memória e o olhar de Paulo Uchôa, idealizador e educador social da iniciativa, além da perspectiva de voluntários do projeto como Valônia Cruz e Ronny Relato.


Na direção do documentário, Leo Silva, também morador da região, reflete sobre a esperança e coletividade através da captação de imagens do Campo do Coritiba, local onde acontecem os treinos. Ele ressalta a finalidade do projeto: é muito mais do que um documentário sobre futebol. Em 2018, já fotografando e estando mais próximo, comecei a filmar e a trocar ideias. Um fragmento desses encontros é exibido agora. O que se encontra no filme é apenas um pouco dessa história.


Leo Silva, que não chegou a fazer parte do grupo, mas viu de perto sua criação e as várias gerações de crianças, adolescentes e jovens que passaram pelo projeto.


O documentário tem como proposta apresentar o projeto dos Meninos de Deus como um espaço de prevenção, de transformação social, cultural e de pacificação. Além de ser um registro histórico, criado e realizado por moradores do bairro, ele é uma homenagem ao Santa Filomena e ao próprio grupo.

 

 

Paulo Uchôa relembra que anteriormente 70% dos meninos participantes do projeto não estudavam e, portanto, um dos objetivos iniciais era combater a evasão escolar: Essa foi a grande sacada dos Meninos de Deus: colocar esses meninos pra estudar. Porque muitos deles viviam do tráfico e alguns dos pequenos roubos que faziam para se manter. E a gente sabia que esses meninos precisavam de dinheiro, e era dinheiro lícito para se manter e manter sua família, porque a maioria já estava entrando pra idade adulta ou já eram adultos. Então a gente começou esse trabalho com esse norte: de que a gente precisava colocar eles na sala de aula.


Leo já acompanha o grupo há 03 anos e já idealizava o documentário antes mesmo de ser aprovado no Edital Lei Aldir Blanc, em 2020:


O grupo tem uma longa história dentro da comunidade. Histórias de ganhos, de perdas. Nosso objetivo no futuro próximo é contar essas histórias com mais detalhes, num longa metragem, trazendo personagens e uma narrativa mais local do que já se encontra no documentário. “Os Meninos de Deus” são parte da história da comunidade como um todo. Hoje, como diz o próprio Ronny, o grupo é um patrimônio local.”




Serviço:

Documentário: Uma história de Amor, Esperança e Fé

Lançamento: 28 de março, às 20h

Plataforma: Youtube + conversa com o idealizador e diretor, Leo Silva.

Duração: 16 minutos




Leo Silva é escritor, fotógrafo e documentarista, começou seu trabalho fotográfico em 2015, atualmente segue com duas exposições fotográficas individuais que na qual são "Meninos de Deus" 2019 e "Simplicidade - Simples Cidade" 2017. Lançou um fotolivro juntamente com Talles Azigon, chamado Saral #2, articulou a primeira edição do “Olhares da Periferia” uma fotozine do Coletivo Perigrafia, e integrou a exposição colaborativa BUDEGAS. E também é idealizador, articulador, curador da 1° edição da ExpoFoto #quarentena e diagramador e designer da 2°edição, e também um dos idealizadores e articuladores da 1° Edição da Foto Conferência - Carcará, evento organizado no mês da Fotografia.