Tormento | Clotilde Produções Artísticas

 por Divulgação__




       TORMENTO   

Sinopse:

Duas mulheres e um homem. Condenados. Trancados.

Forçosamente conectados a uma reunião on-line.

O que aconteceu? Por que eles estão assim?

Nus. Abandonados.

Estão mortos?

Que lugar é esse? Quem são eles e como chegaram até aí?

 

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Eucir de Souza

Com Fernanda Viacava, Marcio Mariante e Rosana Stavis.

Direção: Eucir de Souza

Direção de imagem: André Grynwask

Produção: Eneida de Souza

Uma realização de Clotilde Produções Artísticas

 

Serviço:

As apresentações serão on-line e ao vivo, transmitidas através da plataforma Sympla.

Link para acessar o ingresso gratuitamente: https://url.gratis/Iwsjx

Nos dias 19,20,21,22,26,27,28 e 29 de março de 2021.

De sexta a segunda sempre às 23 horas.

Classificação: 18 anos

Duração: 40 minutos.

Haverá uma conversa com o público após todas as sessões.

 

Sobre o espetáculo: 

Está surgindo uma nova linguagem, não é teatro, não é cinema, não é TV. Por um lado perdemos a presença física incomparável que existe no teatro, o clima de um filme no cinema e outras características inerentes a essas linguagens. No entanto, algo de muito profundo acontece nas peças feitas para exibição on-line.  Não estamos em um cenário. Não assistimos em uma sala especial para esse fim. É tudo muito cru, e chega a ser cruelmente intimo. As pessoas revelam suas casas e seus interiores de uma forma que sempre buscamos mas nunca havíamos atingido nas outras linguagens. No caso específico de Tormento, temos três interpretes com alta qualidade técnica e com sede de colocar as questões que lhes tocam. Assistir a performance deles, soa como uma invasão. Eles estão expostos. Isso torna esta experiência única.

 

Sobre a dramaturgia

O texto foi escrito a partir da criação dos atores, em improvisações guiadas pela obra de artistas como Jean Paul Sartre, David Linch, José Mogica Marins, Matisse, Marilyn Manson e pela tentativa de entender o momento histórico único pelo qual estamos passando. O resultado é fragmentado e violento. Cômico e dramático. Triste e patético.  Sem nenhum compromisso com pudor ou ética, três pessoas revelam suas verdadeiras faces. São forçados a conviver e a estarem sós ao mesmo tempo.

 

Personagens:

 

José Garcia: Ele mesmo se apresenta como empresário da saúde. Administrador de clínicas particulares e públicas, desviava o dinheiro destinados aos insumos, equipamentos e pessoal. Aplicava, dobrava e só depois concluia as compras e os pagamentos, até que... um dia não deu tempo...

 

Rosa: Fazia um trabalho com a comunidade, transformava as crianças em artistas, dava um futuro para elas, e nem cobrava o book. Muitas fizeram sucesso. Foi acusada, injustamente segundo ela, de abusar dessas crianças. Um dia duas delas abriram o gás enquanto ela dormia...

 

Stella Saparolli: É uma estrela. Nunca trabalhou. Uma vida dedicada a satisfação dos próprios desejos. Amava sua mansão, suas roupas, seus sapatos, sua banheira, a bebida, a comida. Os empregados, não. Um dia deu uma surra numa arrumadeira, ela não denunciou, como poderia? Mas estava com covid e não avisou. Foi abandonada, sozinha, ninguém apareceu ou foi chamado para ajudar...

 

Histórico deste coletivo


Eucir de Souza é um artista, radicado em São Paulo desde 1989, onde cursou a E.A.D.  na U.S.P., e onde atuou e dirigiu em torno de 60 espetáculos. Em alguns deles encontrou Fernanda Viacava, de onde surgiu uma forte identificação, pessoal e profissional e o desejo de seguirem juntos nos trabalhos e nas pesquisas.

Por ocasião de sua participação em obras audiovisuais, no cinema, na TV e na internet, o ator e diretor, também se encontrou, no trabalho, com artistas de todo o Brasil, de onde nasceu o reconhecimento artístico e a vontade de estar ao lado dos atores Marcio Mariante e Rosana Stavis, do Rio de Janeiro e de Curitiba, respectivamente. Em tempos normais, eles seriam convidados a vir a São Paulo, para que pudéssemos desenvolver um trabalho juntos.

Nestes tempos pandêmicos, e com o advento dos trabalhos on-line, uma vertente artística que se afirmou, pelo seu grande valor, estas distancias se encurtaram e podemos estar juntos já agora.

Em outro trabalho, já on-line, surgiu a parceria entre ele e André Grynwask, responsável por maravilhosas intervenções visuais em vários premiados espetáculos na capital paulista.

Aqui ele foi convidado a ser diretor visual.

Também foi convidada a se juntar ao grupo a produtora Eneida de Souza, que já foi responsável por produzir grupos de renome aqui na capital paulista, como a Cia Livre, os Crespos, as Graças, os Fofos, entre outros.

Iniciamos então, há uns dois meses mais ou menos, nossos encontros virtuais, para falarmos de questões que pensamos ser relevantes para este momento, dentro da nossa sociedade.

O que tem nos causado a pandemia, o isolamento. Como reagem as pessoas e por quê. Focando no negacionismo e suas nefastas consequências no nosso país.

Então chegamos a obra de Sartre, “Entre Quatro Paredes”, sobre a qual temos nos debruçado, e a partir da qual, estamos criando estes três personagens e suas relações, neste ambiente post mortem.

Atualmente, estamos construindo sobre sua ideia de que por ser livre e responsável por si mesmo, o ser humano também se torna responsável pela humanidade por meio das escolhas que faz. 

E de que o desenvolvimento individual