A poesia tem a força de um útero | Vitória Andrade

 por Kah Dantas___

 



No momento em que escrevo este prefácio, faz frio e o vento uiva com intensidade lá fora. Sempre me impressionam, essas manifestações da natureza, com seus sons, suas danças e sua grandeza a fazer sombras sobre a nossa pequenez. Mas não é sobre isso, claro, que desejo falar, e sim sobre como esses mesmos uivos tão bem acompanham esta afirmação que, antes deles, eu já pretendia fazer sobre a escrita de Vitória: a poesia dessa menina-loba, dessa menina-mulher, é também essa força da natureza que não apenas impressiona, mas arrebata. E este que, eu sei, será só o primeiro de muitos livros, traz já o gosto da sua exuberância poética. E de cujo vigor eu também sei que, assim como eu, vocês hão de gostar.

Pois o negócio é este, que desejo e afirmo com o peito quente e pronto para receber e afugentar o vento gélido, como parte do meu lugar nesta matilha alimentada e guiada pela poesia de Vitória: que as palavras dessa jovem escritora inchem e se multipliquem, feito grito que rasga a noite e ecoa, feito a boa semente entornada pelas mãos de uma mulher, nos corações afortunados de quem se achegar a esta sua obra de estreia. E da qual já tenho este como meu poema favorito:

 

III

 

gozei

choveu lá fora

ser mulher é invocar fenômenos

 

 

E assim o é (suspiro). Pois aqui concluo este breve convite ao mergulho nessa natureza selvagem e feminina, para que não seja mais que um instante o que te separa dessa grande ode aos fenômenos mais belos do que é tornar-se mulher. Vitória é uma poeta que desbrava universos inteiros e, felizmente, leva-nos consigo sobre o lombo dos seus poemas.

 

Kah Dantas

 

Jundiaí, maio de 2020.

 





*Prefácio da obra

Pré-venda/Financiamento Coletivo: clica aqui

 #VitóriaAndrade #Apoesiatemaforçadeumútero #SeloMirada #KahDantas


 

 


Vitória Andrade é nordestina e escritora cearense. Membra do coletivo Terra Mulher (@terramulher_) e dona da loja Corpo Literário (@corpo.literario). Administra o IG @divina.poetica.humana , onde publica seus textos, leituras e registros. É uma das autoras da antologia “EU DESVALORIZEI AS PAREDES” - livro publicado, de forma independente, por outros onze escritores. Leu O Amor nos Tempos de Cólera e teve o ímpeto afável em idealizar a Antologia O Amor Nos Tempos de Lonjuras. Participa de saraus o redor da cidade e grita a poesia potente da vida. Tem no prelo “A poesia tem a força de um útero” (Selo Mirada).

 




Kah Dantas
é cearense, professora de inglês, mestre em literatura e autora de “Boca de Cachorro Louco” e “Orgasmo Santo”.