veStigiOs, de Bruna Sonast

 

por Rebeca Gadelha__


Foto: Lisiane Forte


veStigiOs é o livro de estreia de Bruna Santos SilvaBruna Sonast – publicado de forma independente no começo deste ano, sua concepção artística reúne a estética singular de Bruna em uma narrativa que harmoniza versos e fotografia em poemas curtos, precisos e dotados de uma sensibilidade que ressoa em nosso âmago, evocando lembranças e despertando sensações. Em suas 44p, nos chama a atenção a forma como Bruna trata da metalinguagem da poesia e do fazer poético:

“os poemas trarão
gritarias mais pro
fundas
para gritar tomando chá
com os fantasmas
serei eu, na sala de
espera, a mulher que
sempre atrasada
c
a
i no caminho
s a n g r a a estrada
toda, fingindo que o
tombo é uma perna
a mais”

Para a autora, a escrita é não só um ato de independência, mas talvez também uma forma de refúgio, um lugar seguro para enfrentar – e aceitar – o que não pode ser mudado. Suas palavras nos fazem refletir sobre o poder que temos de narrar nossas próprias histórias e sobre o significado que o ato de escrever tem para cada um de nós, leitores e/ou escritores:

 

“escrevo para não
precisar.
para que o que arranha
cá de dentro
se metamorfoseie
qualquer, subverta o
agora”

 

O uso da poesia e da linguagem em veStigiOs nos lembra como a língua é algo vivo – e dinâmico como nós, que a (re)compomos – a escrita de Bruna parece manusear a língua com sutileza enquanto explora a metalinguagem da poesia:

 

“é que a poesia me queima
feita via-crúcis
do poema que me resta
do poema que é tudo que resta,
em mim,”


veStigiOs, como livro de estreia, é cativante em sua sutileza e concisão, os versos de Bruna não falham: dialogam com o leitor e sua própria narrativa numa leitura curta e prazerosa que nos faz ficar na torcida pelo próximo projeto da autora.


 


Bruna Sonast é poeta, escritora independente, pesquisadora na e pela linguagem-vida. Tem graduação em Letras e mestrado em Linguística Aplicada pela UECE. Compõe a coletiva de mulheres @barrosaspoesia, o projeto artístico @escritasvulcanicas e o editorial da revista virtual @abibliotecadedia.

 

 

 





Rebeca Gadelha
é otaku, gamer e artista digital. Formada em geografia pela Universidade Federal do Ceará, tem um fraco por criaturas peludas e gorduchas. Trabalha com edição de vídeo do Literatura & Libras (@literaturalibras), diagramação de livros e na organização de projetos literários no Selo Mirada. Reminiscências (Selo Mirada, 2020) é o seu primeiro livro.