Crônica para uma matéria possível, de Thais Guimarães

 por Thais Guimarães__

16/07/2021      11:06      Atualizado 


Charges de Jota Camelo: clica aqui para apoiar


Equipe médica descartou cirurgia de emergência. Presidente se queixava há dias de dores abdominais e soluços contínuos. Após exames clínicos, laboratoriais e de imagem, os médicos optaram por um tratamento conservador e convocaram os neurolinguistas. Foi identificado que o excesso de declarações escatológicas gerou “um acúmulo de merda” (SIC) no corpo do paciente e que ele precisará se submeter a um tratamento severo de reeducação, envolvendo todos os aspectos neurais, de linguagem e cognitivos, incluindo o difícil aprendizado da empatia para com o povo brasileiro. Segundo especialistas, “a língua é um reflexo do que ocorre no corpo e, por sua vez, o corpo fala”. As manifestações do corpo são regidas por princípios subterrâneos e podem ser afetadas por fatores genéticos. Nesse sentido, identificou-se que, no cérebro do Presidente, há um tipo de microbiota habitada por famílias de vírus letais e desconhecidos que passam pela língua e se manifestam na linguagem. Por isso, esse tratamento está sendo considerado um verdadeiro desafio para a equipe da chamada PNL (Programação Neurolinguística).


 Por outro lado, a junta de psiquiatras, que está avaliando o caso, foi categórica no diagnóstico: há dois transtornos de personalidade evidenciados – antissocial e narcisista – formando um quadro de sociopatia grave e que precisa ser tratado em manicômio após o controle da “merda residual” aderida ao cérebro do paciente, entupindo seus pensamentos.  Isso contraria os peritos criminais, que defendem o julgamento e a prisão imediata, após avaliação e limpeza da “merda”, também, espalhada no âmbito externo.


 Há, ainda, a análise da equipe especializada nas Sagradas Escrituras (nas quais o paciente se ancora), endossando a necessidade de um tratamento conservador inicial, afirmando que o Presidente violou de forma grave o Verbo, chamando para si o julgamento de um Deus vingativo. Pois, segundo os especialistas, o uso indevido do Verbo somado com atos perversos pode provocar reações físicas inesperadas, identificadas pelos crédulos como “castigo divino”. 

 

De todo modo, está evidente que a situação do Presidente é bastante complexa, já que “merda” acumulada é elemento de grande potência obstrutiva, tanto sob o aspecto físico, quanto no plano espiritual.


 Apesar da consistência do tratamento conservador indicado, os céticos defendem que não há remédio e nem cura para o paciente, e que o povo brasileiro precisa tomar diariamente um banho de descarrego para se livrar do encosto.

 









Thais Guimarães, mineira, nascida no Ceará, é poeta e escritora.  Publicou - Jogo de Cintura; - Dez Pretextos para uma noite de solidão; - Jogo de Facas;  - Seis Poemas;  - Notas de Viagem;  - A Poetisa (que ganhou 1º LUGAR NA OFF-FLIP/2019) e  Uma praça chamada Liberdade (escrito em parceria com o poeta Carlos Ávila).  Ganhou um Prêmio Jabuti, em 1988, com o infantojuvenil - Bom Dia, Ana Maria. E publicou, em abril deste ano, o infantil “Senhor Relógio”, com ilustrações de Silvana de Menezes. Desde os anos 1980, coordena, pontualmente, oficinas de escrita para jovens e para professores.  Paralelamente, trabalha no setor do audiovisual, tendo sido coautora do roteiro do documentário “Obra Falada”, que mostra como as pessoas com deficiência visual constroem suas relações com as obras de arte contemporânea.