Artemísias: Vozes de libertação

 

por Iaranda Barbosa__


 E-book disponibilizado gratuitamente




Quantas Artemísias você conhece?


Distraídas mãos masculinas percorrem joelho, ombro, seios, bunda, coxa, vagina... na cozinha de casa, na sala de aula, no escritório, no parquinho, no asilo, no hospital... o balançar do ônibus ou do metrô é desculpa para encostar-se, roçar-se no corpo alheio e ejacular sobre a saia, a blusa, os cadernos, a bolsa... toques sem consentimento... dedos pedem silêncio, se juntam ao redor do pescoço feminino para sufocar-lhe a voz...


A sociedade busca sempre um monstro ou um louco para justificar o abuso, o assédio, a importunação, quando na verdade temos o pai amoroso, o filho querido, o amigo de infância, o vizinho prestativo, o padrinho zeloso, o irmão protegido, o avô cuidadoso, o tio que vem nos visitar, o primo distante, o marido fiel, o namorado carinhoso, o padrasto rígido, o patrão exigente, o colega simpático, o conhecido brincalhão, o funcionário exemplar, o brother do futebol, o amigão da mesa do bar, o irmão da igreja... insuspeitos, imputáveis, inocentes... Nos dizem loucas se gritamos, nos desacreditam se pedimos ajuda, nos condenam se denunciamos, nos ameaçam se delatamos, nos envergonham se reclamamos... Sedutora! Puta! E a roupa? Àquela hora na rua? Sozinha num bar, tá querendo companhia. E esse perfume? Batom do pecado. Mas por que não resistiu? Denunciou só agora? Tem certeza que não foi impressão? Feia assim deveria até agradecer por isso ter acontecido. Estava bêbada. Quer ficar famosa.


Foi só um beijo roubado, apenas um toque, simples elogio, brincadeira... Mas o corpo profanado com a sujeira alheia é o nosso, a roupa rasgada é a nossa, as cicatrizes (re)abertas são as nossas, os pesadelos na vigília são os nossos, as almas perturbadas são as nossas, os ossos fraturados são os nossos, a vergonha é a nossa, os sonhos adiados são os nossos, as lágrimas represadas são as nossas, os dentes perdidos são os nossos, a vida ceifada é a de todas nós.


Quantas Artemísias você conhece?


 Iaranda Barbosa 

 



Download gratuito: clica aqui




 


Iaranda Barbosa, formada em Letras Português-Espanhol, pela UFPE, possui mestrado e doutorado em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Salomé (selo Mirada), novela histórica é sua primeira obra ficcional longa. A autora possui contos em antologias e revistas de arte, assim como diversos artigos científicos publicados em periódicos especializados em crítica literária.