Ciclo de Ações Heutagógicas

 

por Divulgação___





Neste mês acontece a terceira edição do Ciclo de Ações Heutagógicas, agora no formato virtual devido às restrições sanitárias da pandemia do novo coronavírus. A ação é promovida pelo Pós-Traumático Coletivo, por meio da obra “Otelo Periférico: uma ópera rock”, e segue até o mês de novembro deste ano, com transmissão através do Instagram do coletivo.

 

Partindo do mote central “Identidade, Memória, Transgressão”, a programação, que segue em permanente construção, vai convidar para o diálogo personalidades de relevância nacional e internacional, das áreas da política, cultura, artes, direitos humanos, entre outras, provocando-os sobre temas que refletem na atualidade.

 

A rodada de debates foi inaugurada com a participação de Luiz Mauro, poeta e professor de filosofia, que que apresentou o tema: “Poemeus. Quais definições?”. No dia 12 de outubro, será a vez da professora Rô Marks, bacharel em direito, especialista pós-graduada em Direitos Humanos  e Segurança Pública, e do advogado Sérgio Galvão, com o tema: “Desafios e avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente frente a um governo genocida”.

 

Em 2021, o Ciclo de Ações Heutagógicas homenageia o saudoso jornalista carioca Délcio Teobaldo, presente na primeira edição do evento.  Com uma extensa e premiada trajetória, Délcio atuou como educador, escritor, etnomúsico, documentarista, autor e roteirista de televisão e cinema, sendo autor de diversas publicações de sucesso.

 

Sobre o Ciclo

 

Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, em 2020, foi iniciado o Ciclo de Ações Heutagógicas, como uma forma de interpretar a dinâmica da realidade a partir de um espaço de diálogo frequente. Foram 27 convidados do Brasil e do exterior, quase 30 horas de debates realizados, sempre em formato virtual e gratuito para todo o público. Dentre os participantes, estiveram presentes o ex-Ministro da Cultura, Juca Ferreira, a fotógrafa e curadora Ana Lira, a ex-presidenta da Fundarpe Luciana Azevedo, o babalorixá, professor e autor do livro “Intolerância Religiosa” Sidnei Nogueira, a cineasta e professora Esperanza Bioho, da Colômbia, entre outros.

 

Serviço

Ciclo de Ações Heutagógicas — Identidade, Memória, Transgressão

12 de outubro, às 19h30: Rô Marks e Sérgio Galvão

Transmissão através do Instagram @pos_traumaticoletivo