Em nome do Papa, de Babi Borghese

 

por Divulgação__




Escritora transporta o leitor para a Escócia, o sul da Inglaterra, os Arquivos Secretos do Vaticano e o deserto do Jalapão para romancear o nascimento do barroco no século 17, em obra lançada simultaneamente no Brasil e em Portugal.

 

Ex-publicitária, ex-jornalista, atual estudante de alquimia e agora também escritora, Babi Borghese revisita a Roma barroca em meu primeiro romance histórico, Em nome do papa (Chiado, 322p).


“Um livro dentro de um livro; uma viagem dentro de uma viagem – ou várias” define a autora, causando certo suspense. “Viagens pelo mundo, pelo tempo e pelo interior da alma.”


Em nome do papa reconstitui o nascimento do barroco na Itália do século 17 por meio de fragmentos - de tempo, de consciência, de informações. Como brinca a própria escritora, "este é um romance histórico de fatos reais baseados na mais pura ficção”.


Foram quatro anos de pesquisas e, cabalisticamente, quatro meses de escrita. Durante o processo, Babi teve que aprender italiano para passar dois meses na Itália estudando história da arte, vasculhando bibliotecas e os Arquivos Secretos do Vaticano. O melhor dessa experiência está registrada no livro, por meio das vivências da protagonista, espécie de avatar da autora.


Como boa leonina, logo na estreia da carreira literária Babi se propôs a um desafio: redigir o diário de um príncipe conforme sua idade, amadurecendo aos poucos a linguagem desse personagem, dos seis aos 56 anos. No decorrer desse tempo, capítulos ficcionados a partir de momentos históricos colocam em cena grandes personagens de época como Gianlorenzo Bernini, o cardeal-nepote Scipione Borghese e o papa Paolo V, estes dois provavelmente seus ancestrais, que ela ainda tenta confirmar, quem sabe para um segundo volume. Ela tinha ideia de continuar montando sua árvore genealógica na Itália em 2020, mas a pandemia adiou seus planos.


Em nome do papa faz parte da coleção Viagens na Ficção, da Chiado Books, com sessão de autógrafos na Martins Fontes da Paulista no dia 17 de outubro de 2021, das 17h às 20h. Mas já pode ser adquirido pelos seguintes links:


Chiado Books

MartinsFontes

Livrariada Travessa

Cultura

Fnac Portugal

Bertrand Portugal

Amazon (ebook)

Kobo (ebook)

Google Play Livros (ebook)



Livro: Em Nome do Papa

Editora: Chiado

Ano de publicação: 2021

Número de páginas: 322

ISBN: 978-989-52-9737-5

Coleção: Viagens na Ficção

Idioma: Português/BR

Preço de capa: R$46,00 – Ebook R$20,00 (Brasil)

Sessão de autógrafos: 17 de outubro de 2021 (domingo), 

das 17h às 20h, na Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 

509 – Metrô Brigadeiro, São Paulo/SP.





Babi Borghese - Paulistana com um pezinho no resto do mundo, Babi Borghese sempre que pode dá umas viajadas, o que lhe permitiu já ter levado sua mochila de estimação para passear em muitos países e também por vários pedacinhos de Brasis. Formou-se em publicidade. Trabalhou com produção de jingles no studio Spalla até a invasão do sintetizador, quando tudo perdeu a graça. Foi fazer anúncio de cliente direto para o After Eight, um jornal que só falava da noite em São Paulo - baladas mil, com redação dentro de um bar, o House. Num pulo, virou jornalista. Cultural, sempre (nunca cobriu greve nem buraco de rua). Depois fez assessoria de imprensa (de casa noturna, teatro, televisão, jamais de político ou jeans). Também trabalhou na Rede Record. Pula daqui, pula de lá, foi parar no Itaú Cultural, onde continuou pulando - da assessoria para comunicação corporativa, para literatura, para o jornalismo cultural, para tudo ao mesmo tempo, por quase 20 anos, obtendo o reconhecimento da Who’s Who Storical Society americana (2001-2002). Desde 2013 dedica-se à astrologia e à gastronomia alquímicas e projetos pessoais como este, em outro instigante desafio. Agradece ao Universo pelas delícias de navegar meio sem leme, deixando a vida seguir a maré...