Curva das Viúvas, Alexsandro Souto Maior

 por Alexsandro Souto Maior






A cada cair de tarde, Zefa Rosa subia a ladeira torta, carregando galhos secos e um tanto de cansaço e de sorriso. Ela morava na Curva das Viúvas.  Um sítio pouco habitado e pouco visitado, por ser tão alto, tão perto de Deus como ela mesma respondia, mecanicamente, a todos os curiosos. Diziam que Zefa não envelhecia, eternizava-se. Aquela figura delgada não secava. Mulher de poucas palavras desde que perdeu o seu esposo. Só os mais velhos da região conheceram o marido. Mas era coisa de muito tempo. Tempo de se perder de vista. Conservava sempre os mesmo hábitos. O fogo na cozinha era só o de queimar lenhas. Vivia do que plantava no seu quintal e da caridade das pessoas da redondeza. Quando perguntavam a Zefa Rosa o porquê de ela não se casar novamente, ela era certeira. “Eu me basto sozinha”. Na Curva das Viúvas, ela não estava só. De quando em quando, proseava história curta com Dona Matina e Irmã Alva. Esta carregava no nome a sua passagem pelo convento. Mesmo depois de largar o convento e se amalgamar com Teodoro, continuava a carregar seu nome com a leveza e o peso do que se é.


Não sabiam os citadinos que os galhos que se alongavam no corpo magro de Zefa eram também para as suas vizinhas. No amor, também se põe sacrifício. Dona Matina não conseguia pôr o pé no mundo. Ela se abandonava ali. Não teve filhos assim como as demais e seu marido morreu muito cedo. Nos últimos anos, só colocava a cabeça na janela para prosear. Matina tinha obesidade mórbida. Zefa ajudava a amiga no sempre, fazendo algumas tarefas domésticas e escutando as lamúrias de Matina. Irmã Alva era presa à reza. Sua pré-história ninguém sabia, só se adivinhava. 


Como em fábula antiga, Zefa Rosa, em tempo de sol, trabalhava dobrado pelas três. Tudo isso para se aquietar em tempo de chuva. Temia a tempestade de fora mais do que a de dentro.   Quando o inverno forte chegou, cada uma estava no seu dentro, convivendo com todo tipo de memória: corpo, casa, trabalho, dias de festa e de tristeza. A solidão tinha raízes por ali. As visitas de Zefa à casa de cada vizinha era bem espaçada. Um grande hiato entre os dias. A ausência era sempre recompensada com os bolinhos de chuva da Irmã Alva e com o chá feito por Zefa Rosa. Encontravam-se na casa de Dona Matina. A rainha dos quitutes.


A última chuva que caíra esticou os dias. Em dia de nublar apenas, combinaram de visitar Dona Matina. Afinal, ela não colocava a cara na janela há alguns dias. Ao chegar à casa de Matina. Encontraram a porta entreaberta. Adentraram sem fazer barulho e para a surpresa ser muita. Matina dormia no sofá. Dormia profundamente. Irmã Alva se pôs a rezar, Zefa Rosa tocou o pulso de Matina. Não havia nada mais pulsando. A tarde ficou pálida, quase sem vida. Mandaram vir ambulância, bombeiro, alguém para fazer o milagre que fosse. De repente, a Curva das Viúvas se enfunou de gente. Era enredo irremediável. A tarde pálida se despedia de Dona Matina.


Depois do ocorrido, não se viu mais Zefa descendo ou subindo ladeira. Irmã Alva pôs a casa à venda e partiu para viver em lugar longe. Estava triste por demais. Os dias não seriam mais os mesmos.  De Zefa Rosa, nunca mais se ouviu falar. Só viram que ela era a mais triste. Nem em velório apareceu. Foi um inverno doído demais. Alguns diziam que Zefa havia morrido por fora e por dentro. Outros replicavam o pouco dito “era coisa de amor somente”. O fato é que a casa dela continuava fechada, quase coberta por juncos, trepadeiras e matos. Daquela mulher, não se sabia de nenhum paradeiro. Hoje, ainda perambula em minha cabeça a sentença que Zefa Rosa me disse no último verão: “O que cada um quer é cuidado!”.

 

SOUTO MAIOR, Alexsandro. Inglórios. Recife: Editora Villa Lux, 2021.





Alexsandro Souto Maior - Escritor, ator, diretor de teatro, produtor cultural, ator e professor de literatura. Em 1995, começou a fazer teatro. Ele teve seus primeiros poemas publicados em 1997 nos jornais O pão e Diário do Nordeste, ambos do Ceará. No ano de 1999, atuou na peça O Público, de Federico Garcia L'orca, e Antônio Conselheiro, de Joaquim Cardoso. Em 1999, ao fundar com Eron Villar o Engenho de Teatro, iniciou a sua trajetória na dramaturgia com O terceiro dia. Foram dezenas de peças de teatro como Luzia no caminho das águas (2005) 3º lugar no Prêmio Funarte de Dramaturgia (assinou a direção e as músicas com Eron Villar); Jeremias e as Caraminholas (2011), ambas para criança e juventude; Mariano, irmão meu, Prêmio Cidade de Manaus, teatro adulto, 2011. No ano seguinte, estreou a peça Mariano, irmão meu, atuando ao lado de Tatto Medinni, sob direção de Eron Villar. O autor também escreveu  Alcateia, 2016; O discurso do Rato, 2018/2019. Eu e os Avelós, Prêmio Cidade de Manaus, categoria Teatro Adulto, 2017; Tempo de Flor, Prêmio Ariano Suassuna 2018, categoria de teatro para criança e juventude. Em 2019, a peça foi montada pelo Grupo Pé de Vento de Arcoverde.  Além dos textos dramatúrgicos, ele é autor das obras literárias: Servis Amores Senis, conto, (2010); Árido, poesia, (2015); Inflamável, poesia, 2019. A Seiva, Menção Honrosa pelo Prêmio Edmir Domingues, categoria poesia, concedida pela Academia Pernambucana de Letras (2019).  O livro de contos, Inglórios (2021), é seu último trabalho.