Tempo sem Cruz, de Flora Miguel | Lançamento

 

por Divulgação__




Livro de estreia de Flora Miguel reúne poemas que observam a vida de perto, para enxergar adiante

 

"tempo sem cruz" descasca camadas da tinta que reveste o caos de normalidade


Sempre que um novo autor se lança à poesia, entusiastas do gênero esperam ser levados a uma jornada provocadora, àquele tipo de sentimento complexo que a poesia induz e que mais do que nos distrair das durezas da vida, expande a mente e a sensibilidade para (re)significá-las. É isso que propõe a jornalista Flora Miguel em seu livro de estreia "tempo sem cruz" (Editora Primata, 2022). Num percurso entre a memória e o futuro, o livro mostra que questões cruciais à sociedade contemporânea podem ser apresentadas à sombra da normalidade: que comem aqueles meninos que a gente vê lá de longe carregando bandejas de peixes na praia?


A partir de incidentes e situações da vida comum, os poemas nos levam à impressão de que tudo é secundário, senão a necessidade humana de mudar para melhor a história, ao invés de colocarmos tudo a perder. “Um ponto de vista que se afirma no contratempo, isto é, contra o tempo e sua cruz”, afirma Andrei Reina, jornalista cultural responsável pela apresentação da obra. Uma visão, sobretudo, de quem observa de perto o próprio tempo para poder ir adiante. 


A poesia de Flora Miguel passeia por corpos de diferentes posições sociais, indo do "pequeno burguês" ao "faquir no viaduto", imagens que se transformam (uma casa que tenha jardim/ jardim que seja o mundo) e certa urgência pela valorização da vida. “Recortes de uma mulher latino-americana tragada por um sistema que opera através da exploração de classe, gênero e raça”, comenta a autora, que dá sequência, agora em livro, à escrita que já vinha espalhando em revistas literárias no Brasil, Portugal e México.


Talhado a fio de navalha, “tempo sem cruz" se enriquece na suavidade de poemas como "varas tortas", que acompanha o retorcer da vegetação na busca de luminosidade, ou "contrapartida", que cristaliza a beleza do cair da tarde. Momentos assim funcionam como buracos no enredo, colocados ali propositalmente para tornarem mais excitante a viagem. O livro tem lançamento marcado para o próximo dia 10, terça-feira, às 19h, na Patuscada, em São Paulo. A noite contará com apresentação musical da cantora e compositora Vanessa Bumagny, que mostra canções de seu último disco, Cinema Apocalipse.

 

 

LANÇAMENTO


Patuscada - livraria & café


10/05, terça-feira


19h às 22h


show de Vanessa Bumagny


R. Luís Murat, 40 - Pinheiros, São Paulo


tempo sem cruz (68 páginas, formato 14x21cm) pode ser adquirido no site da Editora Primata (R$ 35).


Site: https://www.editoraprimata.com/


Revista: https://www.poesiaprimata.com/


Instagram: @poesiaprima





Flora Miguel
é jornalista, escritora e produtora cultural. Dedica a vida profissional a fazer circular a música autoral brasileira contemporânea.