Porque era ele, porque era eu | Luiz Henrique Gurgel

 por Luiz Henrique Gurgel__ 

 

Intervenção na fotografia de Bella Pisani




Não sei bem se o que Montaigne disse da relação dele com La Boétie serve aqui. Eles eram dois humanos, pensadores... Eu e o Fubá somos dois sujeitos do mato, de espécies diferentes, mas que gostam de passear pelas veredas, de fazer xixi em tronco de árvore e de espantar bois e vacas que encontramos pelo caminho (coisa que o Fubá faz com muito mais destreza, claro, principalmente porque corre mais rápido e por ter um latido bem mais forte que o meu).

 

Mas apesar dos gostos comuns, temos, evidentemente, nossas especificidades e talvez esta seja uma das chaves da nossa amizade, do afeto que se encerra misteriosamente em nosso peito, capazes de sempre trazer novidades um para o outro. Se me perguntam a razão desse amor, aí respondo como o Montaigne: “Na amizade a que me refiro, as almas entrosam-se e se confundem numa única alma, tão unidas uma à outra que não se distinguem, não se lhes percebendo sequer a linha de demarcação. Se insistirem para que eu diga por que o amava, sinto que não o saberia expressar senão respondendo: porque era ele, porque era eu”. 

 

Ouso dizer isso na minha relação com o Fubá, somos um caso concreto de amizade verdadeira e afetuosa, para além de qualquer explicação objetiva ou “científica”, mesmo que me falte um rabo e eu tenha duas pernas a menos que ele. E por mais que também haja - mesmo que eu não queira ou perceba que a possuo (e a utilizo) - uma relação de poder, algo que tentam justificar pelo ‘especismo’, trem ideológico que vigora soberanamente desde que Deus, no Gênesis, decretou que o homem devia dominar toda as outras espécies. Boa parte da humanidade acredita em Deus, digo, nessas palavras de Deus. Então, acaba sendo a norma que vigora. E olha que nossas vidas – a minha e a do Fubá - se cruzaram absolutamente por acaso e eu não sei explicar de onde surgiu a afinidade, seguida de carinho, admiração recíproca... Foge à razão, Montaigne explica.

 

É claro que Fubá, espertamente, apesar de seu afeto, sabe lidar com esse meu poder humano e chega perto de mim mais devagar quando estou naqueles dias. Mas importa é que mesmo que o tempo e a distância digam não – quase 300 km nos separam – sempre que volto lá para onde ele mora, mal aporto o carro na porteira - longe, antes de uma curva, pra mais de 200 metros da casinha dele -, vejo-o vir correndo ao meu encontro, alegre, quase humano. Que ouvidos ele tem! Ou seria a saudade que aguça os sentidos? E aí nos saudamos, passamos dias juntos entre passeios, sonecas e lambidas (dele). Ou então ficamos em silêncios repletos de diálogo e novidades. Recorro de novo ao seu Michel: “E com que devoção e respeito vejo a própria imagem da amizade, tão pura, nos animais!”

 

Nessas ocasiões, ele abandona a casinha e passa a dormir ao lado da minha cama. Não queremos desperdiçar nenhum minuto do nosso encontro. Depois, quando venho embora, me acompanha até a porteira, de orelhas baixas, latido sumido, indeciso se fica ou corre atrás do carro.

 

Nossa relação está solidificada, tranquilos sobre a fidelidade de um para com o outro, o amigo sabe que o amigo volta, já nos comunicamos pelo olhar.

 

Essa história serve apenas para consolo, lembrar o amigo presentifica e mata um tantinho da saudade. Até a volta, Fubá!






Luiz Henrique Gurgel - É paulista de Santo André, professor que se debandou para o jornalismo há mais de 20 anos. Trabalhou com projetos editoriais do Estúdio Elifas Andreato, em São Paulo, onde fez parte da equipe de criação e foi um dos editores da revista Almanaque Brasil, extinta publicação de bordo da TAM Linhas Aéreas; ainda com Elifas foi pesquisador e redator da série em fascículos “História do Samba”, lançada pela editora Globo. Também participou da equipe de programação da Galeria Olido, centro cultural da Prefeitura de S. Paulo, logo após sua inauguração em 2004, responsável pelas atividades com literatura. Como free-lancer, teve reportagens publicadas por Caros Amigos, Revista Brasileiros, Diário do Grande ABC entre outros. Atualmente trabalha com projetos educacionais e está concluindo uma pesquisa de mestrado sobre Carlos Drummond de Andrade na Universidade de São Paulo. É autor do livro de contos “amores malfadados” (Editora Primata, 2021)