Através de nós, um romance de Sabrina Gottschlisch

 por Divulgação__





Uma saga familiar concentrada nas mulheres: Sabrina Gottschlisch estreia no romance em obra contemplada pelo ProAC

 

No livro “Através de nós”, lançado pela Editora Paraquedas, escritora de Jundiaí aborda temas como relação entre mães e filhas e saúde mental. A história está centrada nas mulheres de uma mesma família, contada depois que uma delas morre.

 

 

“para mim, este livro é sobre o que perdura

 da mãe

 dentro da filha

 para além do rosto

 tão semelhante que chega a assombrar.

 é como se passeássemos de foto em foto por um álbum de família,

 com uma voz narrando o que Sangra

 sem se esquecer

 das estrondosas alegrias

 que sempre fazem parte de uma história geracional:

 fico com os vestidos de debutante

 todos eles

 que a bisa costurou”.

 

Aline Bei, escritora, em trecho do posfácio.

 

 

 

“Matilda recebe da mãe a herança de ser criada para

 ser livre e lutar pelos seus desejos. É a partir da liberdade que a mãe

 tanto cultuou que a narradora também experimenta ser órfã.

 E é na liberdade que Sabrina Gottschlisch escreve sobre o amor.

 Sobretudo o amor de uma mãe, do qual ninguém pode duvidar”.

 

Tatiana Lazzarotto, escritora, em orelha da obra.

 

 

 

Maternidade. Família. Amor entre mãe e filha. Saúde mental. Temas que fazem parte da vida da paulista Sabrina Gottschlisch e que agora se transformam em objeto literário. Contemplada no ProAC, edital cultural do estado de São Paulo, a escritora lança pela Editora Paraquedas o romance “Através de nós” (124 p.), uma saga focada nas mulheres de uma mesma família. “O que me motivou a escrever o livro foi contar partes da minha vida, uma vez que cresci numa família comandada por mulheres, de forma ficcionalizada”, ressalta.

 

De acordo com a autora, a grande inspiração para a composição da obra foi o livro “Casa dos espíritos”, da chilena Isabel Allende. “Esta leitura acendeu em mim a vontade de escrever sobre uma família matriarcal, como a minha”, resume. No livro, a história é rememorada por Matilda, que faz parte da quarta geração e que vive o luto pela morte de sua mãe. No avião, durante a viagem para cumprir os ritos fúnebres, a protagonista decide escrever a saga das mulheres que vieram antes dela. “Uma história que não tem começo nem fim, que simplesmente segue adiante, como todas nós seguimos. Grande parte dessa trama foi minha mãe quem me contou ou deixou escrita em cartas e cadernos que fui encontrando ao longo do tempo. Para ela, escrever era uma estratégia de sobrevivência”, diz um dos trechos no início da obra.

 

 

Acontecimentos históricos e diários privados: uma história que passa pela questão do gênero

 

A narrativa rememorada pela protagonista começa a partir da bisavó Lúcia, que trabalhava como costureira e das suas filhas, as irmãs L. Como destaca a escritora Aline Bei, o livro é um passeio por um álbum familiar: “é como se passeássemos de foto em foto por um álbum de família, com uma voz narrando o que Sangra / sem se esquecer / das estrondosas alegrias / que sempre fazem parte de uma história geracional”, em um dos trechos do posfácio que assina.

 

Em “Através de nós”, Gottschlisch, que é historiadora e tem mestrado em História pela PUC/SP, recupera grandes acontecimentos, desde a imigração no Pós-Guerra, a ditadura militar, até a pandemia de covid-19, sempre pela perspectiva das mulheres e como elas são afetadas por essas dinâmicas. No entanto, como ressalta a escritora Tatiana Lazzarotto, este é um livro que também lança luz sobre os diários privados, “como a vergonha e o silêncio que permeiam muitas mulheres – em seus sonhos, abusos, temores e rupturas. “Uma história que reflete as violências que perpetuamos na criação de nossas meninas – e as possibilidades que as subvertem”, afirma, na orelha da obra.

 

Gottschlisch começou a escrever textos literários em 2019. “Sempre fui uma leitora ávida e escrevia academicamente, mas com a pandemia, me animei a escrever um livro sobre minha experiência com meu filho mais velho, que é atleta. Publiquei este texto como e-book independente. Depois disso não parei mais de escrever. Participei de várias coletâneas, revistas literárias, entrei para um coletivo de escritoras e, por fim, ganhei o ProAC”, lembra.

 

 

 

Referências literárias da autora são, em sua maioria, mulheres contemporâneas

 

Além de “Casa dos espíritos”, a escritora aponta que todos os livros da francesa Annie Ernaux (Prêmio Nobel de Literatura) publicados no Brasil influenciam diretamente a obra. “Eles têm a mesma pegada intimista que tentei imprimir ao meu”, sinaliza. Entre suas referências atuais, ela destaca as contemporâneas, como Aline Bei, Mariana Salomão Carrara, Dia Nobre, Maria Valéria Rezende, Bernardine Evaristo, Chimamanda Ngozie Adichie, Rosa Montero e Elena Ferrante. “Mas durante a minha vida, li Simone de Beauvoir, bell hooks, Isabel Allende e Lygia Fagundes Telles”, enumera.

 

A autora afirma que gosta de escrever quando está sozinha, em silêncio, embora seja um desafio. “Este cenário ideal é um pouco difícil sendo casada, com dois filhos e trabalhando como professora. Depois que voltei a lecionar, não existe mais ritual nem meta, então, escrevo nas brechas, sempre que consigo um tempo para mim”, salienta.

 

Atualmente, a escritora está focada na publicação de “Através de Nós” e na finalização de um livro de contos feministas, que será publicado em 2023, em outra editora.

 

Confira um trecho do livro:

 

“Meu irmão faz uma linda homenagem, eloquente e gentil. Enquanto ele fala, reparo na foto que escolheram para enquadrar, sou eu no seu colo com meu irmão ao seu lado. Somos pequenos. Com certeza não encontraram uma foto em que ela estivesse mais bonita sozinha. A maternidade era seu habitat natural, onde ela se sentia realizada, o que ela considerava que realmente fazia bem. Um pastor fala algumas palavras, bonitas. Com certeza encomendadas pela minha avó. Duvido que minha mãe tenha se preocupado em pedir isso. Ela tratava direto com Deus”. (p. 108)

 

 

Compre o livro via editora Paraquedas:

 

https://www.lojadaclara.com.br/produto/atraves-de-nos-sabrina-gottschlisch.html

 

Compra o e-book via Amazon:

 

https://www.amazon.com.br/dp/B0BRYF64RC

 


 

Sabrina Gottschlisch, paulista de Santo André, mora há 16 anos em Jundiaí. É feminista, historiadora, professora, mãe, participante de Clubes de Leitura e Escrita, ama ler e escrever. Em 2020, lançou seu primeiro e-book, “Mãe de Atleta”. No ano seguinte, teve um texto publicado na coletânea “Cartas de uma Pandemia” (Editora Claraboia, 2021). No mesmo ano, teve textos selecionados no Prêmio Off Flip nas categorias contos e crônicas, entre outras antologias. Em 2022, lançou seu romance juvenil “Que Sorte a Minha”, na Bienal do Livro de São Paulo. Já publicou em diversas revistas literárias, como cassandra e Contos de Samsara. Em 2021 foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – ProAC/SP, por meio do qual lançou este romance, “Através de Nós”. Instagram: @sabrina_gottschlisch.