Três poemas do livro Olhos em vírgula — um percurso poético pelo cotidiano da saúde pública

 por Divulgação__







Seleção de poemas do livro “Olhos em vírgula — um percurso poético pelo cotidiano da saúde pública” (132 pág.), obra de estreia em poesia da psicóloga, trabalhadora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e especialista em Saúde da Família e Comunidade Janaína Steiger (@janasteiger). 


Originalmente um Trabalho de Conclusão de Residência na especialidade de Saúde da Família e Comunidade, o livro aborda de maneira poética o cotidiano da saúde pública numa interlocução entre literatura e vida real. A obra foi construída a partir de teorias e práticas vivenciadas pela autora durante o período de pandemia da covid-19 e é apresentada na forma de poemas, estabelecendo um importante diálogo entre psicologia, saúde pública e poesia. Com orelha assinada pela escritora, artista e arte educadora Agda Céu, e prefácio do professor, pesquisador, pedagogo e doutor em Educação Elisandro Rodrigues, “Olhos em vírgula” tem como seus temas principais a rotina profissional dos trabalhadores da saúde, a pandemia e suas consequências e os desafios da saúde pública, sempre levando em conta a interseccionalidade.   


OlhosVirgula_3_poemas (1).pdf 







Janaína Steiger  (@janasteiger) nasceu em Porto Alegre/RS. É escritora, poeta, psicóloga, especialista em Saúde da Família e Comunidade e trabalhadora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Aposta na interlocução entre a escrita e a psicologia, assim como a psicanálise, as políticas públicas e a arte. Janaína prioriza, como referências, autoras mulheres, negras e LGBTQIA+. “Olhos em vírgula — um percurso poético pelo cotidiano da saúde pública” (132 pág.), publicado pelo o NADA∴Studio Criativo, é seu livro de estreia.sofridos com a desnutrição e a estiagem.