Oficina Concierge: a negação da morte e o amor em Hilda Hilst

por João Gomes/Vida Secreta







Concierge: a negação da morte e o amor em Hilda Hilst (93 anos) 


Comemorando os 93 anos de Hilda Hilst, nascida em 21/4/2023, a revista Vida Secreta apresenta a oficina online “Concierge: a negação da morte e o amor em Hilda Hilst (93 anos)”. Em dois encontros, a escritora paulista Mariana Basílio (@marianabbasilio) apresentará um debate inédito sobre a morte pela vida nos caminhos do amor, enquanto um tema precípuo da literatura hilstiana, com a leitura guiada da premiada obra estadunidense A Negação da Morte, de Ernest Becker – a quem Hilst dedicou parte de seus livros de poemas.

Os participantes terão a oportunidade de explorar uma abordagem inédita e debater sobre a forma como a autora apresentava a questão da mortalidade em seus escritos. A oficina é uma oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a narrativa poética de  Hilda Hilst e sua relação com a morte e o amor.


O QUE SERÁ DISCUTIDO E PROPOSTO?

Leitura e discussão com trechos de livros de prosa e de poesia de Hilda Hilst, a partir da pesquisa da obra filosófica e antropológica de Ernest Becker, vencedor do Prêmio Pulitzer em 1974 com a obra A Negação da Morte, que influenciou diretamente a escrita da autora. 



QUEM VAI MINISTRAR?

Mariana Basílio nasceu em 1989, em Bauru, interior de São Paulo. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) é prosadora, poeta, ensaísta e traduz diferentes poetas, principalmente mulheres. Autora dos livros de poesia Nepente (2015), Sombras & Luzes (2016), Tríptico Vital (2018, premiado com o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – ProAC 2017, e finalista da Residência Literária Sesc 2018), Mácula (2020, prêmio proAC 2019, Programa Minha Biblioteca 2021) e Pangeia: A Etimologia do Ser (Prêmio Biblioteca Digital 2020. Prelo, 2023). Na prosa contemporânea participa com um conto da antologia "Geração 2010: O Sertão é o Mundo" (2021, Org. Fred Di Giacomo, Editora Reformatório). No final do segundo semestre de 2020 recebeu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo o “Prêmio Por Histórico de Realização Em Literatura”, pela publicação do seu primeiro romance. Mantém o site: https://www.marianabasilio.com.br




INSCREVA-SE AQUI:
Concierge: a negação da morte e o amor em Hilda Hilst (93 anos) - online - Sympla

Cursos: https://www.sympla.com.br/revistavidasecreta
Contato: vidasecretacontato@gmail.com
Instagram: @revistavidasecreta