Uma Filomena: Um olhar sobre a comunidade

 por Divulgação__





Exposição fotográfica que traz um olhar intimista sobre a comunidade Santa Filomena, está presente na Temporada de Arte Cearense. 

A exposição fotográfica “Uma Filomena: Um olhar sobre a comunidade” de Leo Silva, tem  abertura no dia 29 de abril de 2023, e ganha espaço em uma das salas no Museu de Arte  Contemporânea do Ceará (MAC) do Instituto Dragão do Mar, assim como mais 8 artistas, integrando a Temporada de Arte Cearense (TAC). 

Através da exposição, Leo Silva convida a um passeio por Santa Filomena, no bairro  Jangurussu, mostra o cotidiano, afirma a comunidade, quem faz parte dela, e proporciona por  meio de suas imagens, a sensação de estar lá, de vincular-se com o que é apresentado. Com  curadoria do sociólogo Carlos Melo, Uma Filomena é estruturada através do sentimento de  pertencimento, na sensibilidade que provoca uma imersão dentro de lembranças em forma  de fotografias. 

Segundo o artista, o objetivo é trazer a comunidade para além do seu olhar. A exposição  acaba sendo legitimada mediante as partes da população existentes nela, além de trazer  elementos dos moradores, como Valzenir Maria, a poeta Fernanda Siqueira, Jardel Silvestre,  fundador-presidente do projeto Olhando Pra Frente, Paulo Uchôa, criador do projeto Meninos  de Deus, e de pessoas como Helena Barbosa, gestora cultural do Dragão do Mar, Mulambo,  artista visual do Rio de Janeiro, Ana Aline Furtado, fotógrafa e pesquisadora e o produtor  cultural e poeta Talles Azigon, que levam suas percepções para dentro da exposição.  

A apresentação é feita em três ambientes: retrato, momento e esporte. Além das 45  fotografias impressas em PVC, estão presentes depoimentos dos moradores, poesias,  imagens em tecido, ambientações com PVC, uma santa, blusas com os times da comunidade,  e uma tv com apresentações de obras audiovisuais produzidas também na comunidade Santa  Filomena. 

Serviços: 

O que: Exposição “Uma Filomena: Um olhar sobre a comunidade” 

Quando: 29 de abril de 2023 a 28 de junho de 2023 

Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC) Instituto Dragão do Mar 

Gratuito