Projeto PeBa instala primeiro ponto de inclusão digital quilombola em Triunfo

 por Divulgação__








Projeto PeBa instala primeiro ponto de inclusão digital quilombola em Triunfo - Pernambuco

Iniciativa irá beneficiar 300 moradores residentes da comunidade


Neste sábado (6), às 11h, no Quilombo das Águas Claras, em Triunfo, será inaugurado o 1º Ponto de Inclusão Digital Quilombola Anísio Preto, numa  homenagem ao morador mais velho da comunidade, hoje com 98 anos, que foi o responsável pela articulação junto ao poder público para a oficialização do quilombo. A iniciativa irá beneficiar 300 moradores da comunidade que não tem acesso à internet. A ação é fruto de uma cooperação entre o Projeto PeBa e a Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio das Águas Claras que identificou a carência da comunidade no acesso aos meios digitais para desenvolver e viabilizar os projetos culturais produzidos naquela localidade.

O PeBa é um projeto fotográfico com viés cultural e educativo - idealizado pelo casal pernambucano, o fotógrafo Sérgio Figueirêdo, sócio na Grão Fotos, e a arte educadora e pedagoga, Williany Amaral - que faz uma referência aos estados de Pernambuco e Bahia promovendo a conexão entre artistas dos dois estados e teve a sua primeira edição realizada em novembro do ano passado.

Foi a partir da expedição realizada pelo casal de profissionais na região quilombola que foi identificada a necessidade da inclusão digital dos moradores. "Uma das vertentes do PeBa é contribuir para o desenvolvimento e empoderamento das comunidades afrodescendentes. No caso de Águas Claras, alguns representantes da comunidade já haviam participado de um curso de elaboração de projetos promovido pela Fundarpe e precisavam de um apoio para escrever e viabilizar a inclusão dos  projetos culturais nos editais de fomento", enfatiza Figueiredo.  

Nesse primeiro momento, o Projeto irá instalar 10 computadores usados que foram doados pela CMTECH, empresa pernambucana que compõe o parque tecnológico do Porto Digital. Para complementar a ação, o PeBa está promovendo uma rifa solidária de um quadro fotográfico com impressão em fine art assinado pelo idealizador Sérgio Figueiredo, cujo sorteio será realizado no dia 8 de maio, às 20hs, com transmissão ao vivo pelo instagram @projetopeba. A venda dos bilhetes irá garantir a compra de teclados, mouses e cobrir demais despesas relativas à instalação dos equipamentos. Os interessados em adquirir a rifa no valor de R$ 25,00 podem efetuar o pix cuja chave é pebacultura@gmail.com

Para marcar a instalação do 1º Ponto de Inclusão Digital, o PeBa irá promover a mostra fotográfica com trabalhos de mais de 20 profissionais que retratam a beleza da herança africana presente nos dois Estados. Além disso, haverá apresentações culturais de grupos de coco, maculelê, da orquestra sinfônica do maestro Izaias Lima, dos caretas de Triunfo e forró pé-de-serra. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo.

O Projeto PEBA consiste em realizar uma exposição fotográfica coletiva com o objetivo de fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, bem como a importância da luta no combate ao racismo. A primeira edição foi realizada no mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, com trabalhos ligados às vertentes da fotografia e literatura, mas, a ideia é ampliar esse alcance para outras linguagens como audiovisual, música, teatro e dança.

A expedição do Projeto durou cerca de um mês e percorreu 3.300 quilômetros passando por comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de pequenos municípios, e chegando até a cidade de Salvador, na Bahia. Nos locais visitados, além da exposição de fotos, foram realizadas oficinas de contação de histórias e de confecção de bonecas Abayomi, ministradas pela arte-educadora Williany Amaral, que também é  idealizadora do PeBa.



SERVIÇO:

Instalação do 1º Ponto de Inclusão Digital do Projeto PeBa

Exposição Fotográfica do PeBa e apresentações culturais de grupos de coco, maculelê, da orquestra sinfônica do maestro Izaias Lima, dos caretas de Triunfo e forró pé-de-serra.

Dia: 6 de maio (Sábado)

Horário: 11h

Local: Quilombo das Águas Claras, na cidade de Triunfo - PE.

Entrada livre