A palavra e o discurso: seis notas a meus alunos

 por Ariel Montes Lima__



                                             
 
A PALAVRA E O DISCURSO: SEIS NOTAS A MEUS ALUNOS



I

O Pré-Discurso

O pré-discurso é um discurso. A palavra é, a um só tempo, o objeto e o instrumento não apenas das ciências do discurso, mas da própria vida humana. Não há interação entre o ser e o mundo. Tudo o que há dentro da percepção humana, há através da teia representacional. A palavra é uma ferramenta rústica que busca servir a fins delicados. Nihil per se est! Omnia inter altera.


II

A Essência

Sinto-me diante de um muro cinzento. A vida é tatear sem rumo na penumbra.


III

Abstração

O abstrato é incerto. Apenas o fenômeno ut est pode ser. Qualquer coisa além do outro não é mais o que foi. Tudo que observamos é, a partir do momento em que interagimos, mais sobre nós do que sobre os outros. 


IV

Ruptura

Tudo é ficção. A verdade última não será humana. 


V

O Real

A relação com o real é atravessada pelo semiótico. O humano não interage com o que é, nem se pode dar conta se há, al fin y al cabo, algo além do eu.


VI

Vida

Ecco: ser é estar atado diante de uma parede. A vida é uma rota ignota em meio ao oceano de escuridade. 



Ariel Montes Lima é pessoa trans non-binary, psicanalista, escritora e professora. Residente e nascida em Cuiabá-MT, em 2022, publicou os livros Poemas de Ariel (TAUP), Sínteses: Entre o Poético e o Filosófico (Worges Ed.) e Ensaios Sobre o Relativismo Linguístico (Arche). Em 2023, publicou Poemas da Arcádia (Caravana Grupo Editorial).