Empregada doméstica recifense narra cinco décadas de lutas e resiliência em livro autobiográfico

 por Mirada__


              

Empregada doméstica recifense narra cinco décadas de lutas e resiliência em livro autobiográfico


Aos 61 anos, Vera Lúcia da Silva, uma mulher negra da periferia do Recife, transforma sua trajetória de cinco décadas de trabalho doméstico em um livro poderoso sobre preconceito, lutas e superação. Intitulada Espanador não tira poeira: memórias e aprendizados de uma empregada doméstica, a obra, publicada pelo selo editorial Mirada, traz relatos sobre a invisibilidade e as adversidades enfrentadas por trabalhadoras domésticas no Brasil. O livro está em pré-venda pelo valor de R$55,00 e pode ser adquirido via Pix pelo e-mail espanador2024@gmail.com.


Uma história de luta

Nascida no Engenho Palma, em Sirinhaém, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Vera iniciou sua vida profissional aos 12 anos como faxineira. Aos 14, deixou sua terra natal para trabalhar no Recife, enfrentando condições precárias, abusos e discriminação. No livro, ela relata situações de violência e exploração, como ser obrigada a comer restos de comida estragada e impedida de utilizar os banheiros das casas onde trabalhava.

Foto: Salatiel Cícero


Das prateleiras da UFPE para as páginas de um livro

O sonho de contar sua história começou a se concretizar enquanto limpava as estantes da biblioteca central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi lá que conheceu Wedna Galindo, docente do Departamento de Psicologia, que se tornou sua parceira na escrita do livro. “Wedna me deu coragem de acreditar que minha história poderia inspirar outras pessoas. Ela sempre dizia: 'Sua voz importa, Vera'”, conta a autora.

Com uma carreira acadêmica voltada para estudos sobre psicologia social, classe e gênero, Wedna Galindo tem um longo histórico de colaborações com movimentos sociais e iniciativas voltadas à valorização de grupos marginalizados. Sua contribuição foi essencial para o livro ganhar forma e impacto.


Uma narrativa de resistência 

Com 96 páginas, a obra está dividida em cinco partes, abrangendo desde a infância da autora até reflexões sobre dignidade e respeito no trabalho doméstico. O título Espanador não tira poeira faz referência à sua primeira experiência profissional, quando foi injustamente acusada de não limpar os móveis adequadamente. A expressão se tornou uma metáfora para a desvalorização histórica das trabalhadoras domésticas no país.

Vera e Wedna
                                                 



Serviço
Livro: Espanador não tira poeira: memórias e aprendizados de uma empregada doméstica
Autora: Vera Lúcia da Silva
Editora: Mirada
Páginas: 96
Valor: R$55,00
Pré-venda: espanador2024@gmail.com (Pix)


Lançamento — sexta-feira, 14/02/2025, 18h, com Roda de Conversa e Sessão de autógrafos, na Livraria do Jardim, Av. Manoel Borba, 292 — Boa Vista, Recife–PE