Leitura de O Corte que Desafia a Lâmina acontece em São Paulo


Na montagem: Helena Ignez, André Guerreiro Lopes,
Djin Sganzerla, Zuzu Leiva e Antonio Arruda

Helena Ignez, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla e Zuzu Leiva fazem leitura da obra “O corte que desafia a lâmina”

No próximo dia 7 de setembro, a cidade de São Paulo recebe uma experiência cultural que reúne nomes do cinema, do teatro e da música em torno da literatura. O evento, promovido pela Art Mood Design, acontece em uma cobertura modernista no coração da capital paulista e terá como destaque a leitura de trechos do livro O corte que desafia a lâmina, do roteirista e escritor Antonio Arruda. Participam da leitura a atriz, diretora e ícone do cinema brasileiro Helena Ignez, o dramaturgo e diretor André Guerreiro Lopes, a atriz e diretora Djin Sganzerla e a atriz, dançarina e cantora do grupo Mawaca, Zuzu Leiva. A programação inclui ainda apresentações da soprano Roseane Soares e do pianista Felipe Caresia, além de uma visita ao acervo de arte do espaço, que reúne obras de nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Carybé, Dario Mecatti e Antonio Testa. A noite será finalizada com um jantar temático.


Publicado em dezembro de 2024 pela Editora Cachalote, O corte que desafia a lâmina marca a estreia literária de Antonio Arruda. O livro, já em sua primeira reimpressão, vem conquistando leitores em clubes de leitura e eventos culturais em cidades como São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Florianópolis e Aracaju. A obra cruza gêneros, mesclando ficção e autobiografia em textos curtos que investigam a pulsão entre vida e morte, explorando temas como violência, sexualidade, homoerotismo e espiritualidade. Arruda define a proposta como uma “estética da cicatriz”, na qual o corte e a lâmina se tornam metáforas do trauma e da criação literária. Com uma trajetória de 15 anos no audiovisual, Arruda tem passagens marcantes pela televisão e pelo cinema. Foi roteirista das duas temporadas da série da Netflix Cidade Invisível, indicada ao Prêmio ABRA 2022, do programa da TV Cultura Era uma vez no quintal, vencedor do Prêmio APCA 2014, e consultor criativo da produção hispano-brasileira Santo (Netflix). Também assinou trabalhos para séries como Vila Sésamo, Bubu e as Corujinhas e Planeta Palavra, além de corroteirista do longa O Mel é Mais Doce que o Sangue (2023) e colaborador em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo.


Agenda:

Data: 7 de setembro (domingo)

Horário e programação:

17h00 — Visita guiada ao acervo de arte + coquetel

17h30 — Performances da soprano Roseane Soares, do pianista Felipe Caresia e de Zuzu Leiva

18h30 — Leitura de textos da obra por Helena Ignez, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla e Zuzu Leiva, seguida de bate-papo com o autor.

19h30 — Jantar temático

Preço: Passaporte Cultural R$ 200 

Reservas e informações:
WhatsApp Cézar Nascimento: (11) 97318-1331
WhatsApp Fábio Saltini: (11) 99901-6930