Desde o medo já é tarde - Casé Lontra Marques

por Taciana Oliveira ___

Desde o medo já é tarde, de Casé Lontra Marques (Editora 7 Letras, 2018) é um mergulho sem a mínima chance de retorno ao ponto de partida. O autor não transita na zona de conforto. Ele se permite o corte, visceralidade natural da criação. Sua composição poética declara, dentro e fora das entrelinhas, que  escrever/viver é um exercício de resistência. Assim a narrativa escolhida para o livro se desnuda numa enxurrada de sensações conectadas no outro, o leitor. 



Quando faz silêncio 
no fundo do desassossego, 
um sol 
(imoderado) se move 
pela 
medula — envolvendo
nossos receios 
sem 
evitar nenhum 
rasgo. 



Na pele a poesia não se contenta. O sangue não coagula. Casé transpira palavra por palavra, revela através do silêncio onde se desenha o grito, a culpa e o desejo. Sua construção poética descortina o vazio das coisas concretas. Aqui não se cabe teoria, métrica, nenhuma escola literária para analisar o sentimento.  O autor se enfrenta e expõe em fragmentos a dor que alimenta a cicatriz, desconsidera o esquecimento. É preciso coragem para se reconhecer no medo, desarticulando a eficiência feroz da ansiedade. Nesse deserto injusto e solitário os versos de Casé soam como as cordas afinadas de um instrumento, que desafia solenemente a orquestra e o maestro.

A respiração, toda 
ela dança – modulando 
deslimites: 
sua matéria (ainda bem) 
é inumana.  

Corpo e memória: tudo dança e pulsa. O mar, o sal, o pulmão do poema. O poeta não finge desmerecer a fúria.  Não se rende ao desamparo, a inutilidade das coisas. Respirar/amar ainda é um oficio para poucos. A poesia de Casé Lontra Marques não é esboço para delimitar conceitos ou verdades. Ela simplesmente é. Constante, plena e autêntica, ela não cansa de nunca acabar.




Ensaio visual criado a partir do poema de Casé Lontra Marques




Casé Lontra Marques nasceu em 1985, em Volta Redonda (RJ). Mora em Vitória (ES). Publicou Desde o medo já é tarde, O que se cala não nos cura e A densidade do céu sobre a demolição, entre outros livros. Reúne o que escreve em sua página pessoal: caselontramarques.blogspot.com.