No Gargalo do Samba


por Taciana Oliveira___

        Nereu Gargalo, componente ilustre do majestoso Trio Mocotó, é uma daquelas figuras emblemáticas na história da MPB. Na sua trajetória musical trabalhou com nomes como o de Vinicius de Moraes, Clementina de Jesus e Nelson Cavaquinho. É do encontro de Jorge Ben com o Trio Mocotó que nasce o gênero musical samba-rock. Essas e outras histórias estão no documentário No Gargalo do Samba, dirigido por Águeda Amaral e José Augusto De Blasiis, uma produção da produtora paulista Cabelo Duro. O documentário é vencedor do VI DOCTV LATINOAMÉRICA e tem exibição garantida em 16 países da América Latina. 
              A história da produção do filme começa no encontro de Águeda e Nereu promovido pelo DJ Dony Dancer. A diretora de imediato se encantou pela ideia da criação de um documentário, que durou exatos oito anos para ser concretizado. No Gargalo do Samba reúne amigos, familiares e músicos admiradores do artista. A narrativa proposta para o filme não traz um esboço da personalidade do músico. O documentário é 100% Nereu. Os diretores costuram com maestria entrevistas, recortes biográficos e momentos musicais como se escrevessem a partitura de um samba. O passado é atualizado numa conexão rítmica com o futuro. O menino e o homem se reencontram para ditar a batida. Revelam no mesmo olhar que a vida que corre pela suas mãos é música. Para assistir No Gargalo do Samba é preciso ficar atento à programação da TV Brasil, detentora atual dos direitos de exibição no país. Há uma proposta futura de encontrarmos No Gargalo do Samba nas salas de cinema. Estamos na torcida! Beleza, beleza, beleza!






Taciana Oliveira é  mãe de JP, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.