A malha da recusa


Por Juliana Berlim___

A vegetariana de Han Kang (Editora Todavia, 2018)


A literatura, por vezes, emerge de sonhos. Seja da perturbação noturna de Gregor Samsa em A metamorfose de Franz Kafka, seja, dilatando a ideia de literário, da sequência onírica expressiva da peça O sonho, do dramaturgo sueco August Strindberg, o texto poético vem fazendo uso há bastante tempo da ocorrência de sonhos como solução, explicação ou mesmo justificativa de fenômenos que soam inexplicáveis do ponto de vista do realismo. A autora sul-coreana Han Kang parte de premissa semelhante: coloca sua protagonista, Yeonghye, dominada pela forte impressão deixada por uma série de sonhos terríveis que a levam a não querer mais comer, cozinhar, servir ou comprar carne. Graças a esta simples tomada de decisão, súbita e absolutamente pessoal, a moça, bem como os leitores, é levada a (re)conhecer o machismo, a indiferença e a brutalidade das pessoas que a cercam.
Yeonghye passa por um processo voluntário de abandono do humano, em trânsito entre os reinos animal, vegetal e mineral. Mas, combinado a ele, temos o processo de desumanização paralelo conduzido por seus parentes, que vão deixando claro a funcionalidade de Yeonghye em suas vidas, mostrando-a, na maior parte dos casos, como peça-chave em seus processos de ascensão social. A Yeonghye esposa e filha de jovem promissor da malha urbana de Seul é conveniente e, portanto, tolerável. A partir do momento em que o radicalismo de seu vegetarianismo atrapalha as conveniências de suas relações conjugais e familiares, percebe-se o quanto a personagem está envolvida em uma malha de manipulação patriarcal que culminará em seu isolamento social.
O recurso narrativo empregado por Kang é não dar voz, em nenhum momento, à própria Yeonghye. Até que ponto a moça está louca? Mas o livro não se debruça sobre o desequilíbrio mental (aos olhos dos que cercam a protagonista), e sim sobre os efeitos da atitude de recusa da jovem em ser uma mulher onívora. Dos três relatos nos quais se divide o livro, o último é o mais próximo da anima da personagem, justamente o da irmã mais velha e fisicamente muito parecida com Yeonghye, metáfora para o espelhamento contínuo entre as duas irmãs realizado pelas demais personagens. Perceba-se aqui a desintegração e a reintegração de uma na outra.
Que a história desta Bartleby sul-coreana, até mais reativa e violenta que seu original, possa sensibilizar os leitores brasileiros para a boa literatura produzida na Coreia do Sul atualmente (como Sukiyaki de domingo, de Bae Su-ah, lançado no Brasil pela editora Estação Liberdade), em especial no tocante à condição da mulher na sociedade sul-coreana contemporânea.
                                                                  ------



Juliana Belim é professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Pedro II. Conduz no mesmo colégio, o projeto de iniciação científica Neuromancers, de leitura e pesquisa sobre romances de ficção científica, bem como faz parte do corpo docente da pós-graduação Lato Sensu Ererebá – Educação Étnico-Raciais no Ensino Básico. Participou de três edições da FLUP – Festa Literária das Periferias, com a publicação de quatro contos no total.