A Imagem da Palavra


por Taciana Oliveira___

No último mês de março o Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza promoveu A Imagem da Palavra: Oficina Criativa de Narrativas Visuais. Na programação conceitos básicos sobre as afinidades das narrativas literárias e cinematográficas. Foram três dias de conversas, atividades teóricas e práticas relativas à concepção de roteiros para a produção de quatro videopoemas.

A oficina proporcionou o encontro de profissionais e estudantes das áreas de cinema, artes plásticas, literatura e psicologia. O resultado dessa confluência de mentes criativas foi a elaboração de peças audiovisuais inspiradas nos poemas Novela, de Talles Azigon,  e Um corpo, de Mikaelly Andrade. Os alunos também produziram textos e poesias a partir do exercício de visualização de fotografias. 

Em toda concepção dos trabalhos apresentados foram aplicados conceitos da narrativa visual do gênero videoarte, que por muita vezes emprega a resignificação da imagem na construção de outros gêneros audiovisuais e performáticos. A oficina é uma iniciativa do Centro Cultural Banco do Nordeste e da Aliás Editora. A facilitadora é a autora desse texto e responde pela gestão da produtora Zest Artes e Comunicação.




Os videos e alguns dos poemas produzidos pelos alunos podem ser visualizados abaixo: 














___________________________________________


Fotografia: Gabriel Araújo



Fotografia: Gabriel Araújo





_______________________

Taciana Oliveira é cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem